Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12558
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A atuação do pedagogo na polícia militar brasileira: estudo sobre a escola de formação dos soldados da PM do estado do Rio de Janeiro
Author(s)/Inventor(s): Silva, Patricia Macedo Braga Lessa da
Advisor: Moehlecke, Sabrina
Abstract: Esta monografia é o resultado de um estudo sobre a atuação do pedagogo dentro da Polícia Militar, na cidade do Rio de Janeiro, no curso de formação de soldados. A escolha do tema foi motivada pela consideração e valorização que a pesquisadora tem pela profissão de policial, exercício de sua mãe e de seu pai, além de sua extrema curiosidade a respeito do assunto. A presente pesquisa visa averiguar qual é o papel do profissional da educação (pedagogo) na instituição da Polícia Militar. Seu trabalho consistiria mais na docência e atuação dentro das salas de aula dos cursos de formação de soldados ou ele teria uma função mais articulada à atuação de um coordenador pedagógico ou um orientador educacional? A partir dessas indagações, pretendeu-se explorar e conhecer melhor o campo de trabalho existente para os pedagogos, especialmente daqueles inseridos em instituições militares. Para isso, inicialmente, realizou-se uma revisão bibliográfica das pesquisas que abordam os campos de atuação desse profissional, com ênfase na formação dada, por ser esta a função preponderante do pedagogo militar analisada neste trabalho. Em seguida, explanou-se sobre a história da Policia Militar no Brasil e no Rio de Janeiro e sobre organização do seu sistema de ensino vigente. Por fim, ao se analisar as possibilidades de atuação do pedagogo nesse espaço, concluiu-se que o mesmo não atua como formador, nem como professor diretamente, mas, sim, dentro das funções geralmente atribuídas a um orientador educacional.
Keywords: Pedagogos
Orientação educacional
Educação militar
Policiais militares
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Nov-2018
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Patricia Macedo Braga Lessa da. A atuação do pedagogo na polícia militar brasileira: estudo sobre a escola de formação dos soldados da PM do estado do Rio de Janeiro. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PSilva.pdf298.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.