Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12596
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Entre o diálogo e a regulação: a polissemia do conceito de participação da família na escola a partir do jornalismo educacional |
Author(s)/Inventor(s): | Santos, Jennifer Tolentino de Sá |
Advisor: | Constant, Elaine |
Abstract: | Esse trabalho está inserido nas análises sobre a interação entre as instituições sociais, em especial, a família e a escola. O objetivo do estudo foi compreender os sentidos dados ao conceito de participação na família e na escola, a partir das matérias, relacionadas ao tema, divulgadas pelo jornalismo educacional. O trabalho buscou refletir sobre o papel social das instituições sociais por meio do conceito de participação. Diante do tema, foram pesquisadas dez matérias jornalísticas publicadas por diferentes empresas de comunicação sobre o assunto. Esses se mostram como meios de comunicação de intensa divulgação. Assim, foi fundamental entender a forma como tais textos tratam da temática da participação. O estudo mostrou que o conceito é polissêmico, pois, de acordo com cada instituição, a concepção sobre esse conceito pode assumir a ideia de diálogo ou fiscalização, melhor dizendo, regulação. Nesse sentido, concluiu-se que os discursos midiáticos informam sobre educação, contudo, caracterizando-a sem expor dados que avaliam melhor as particularidades das instituições brasileiras. Além disso, buscou-se problematizar a polissemia do conceito de participação da família na escola. Para tais objetivos, utilizou-se, na pesquisa, a busca do conceito na Constituição Federal de 1988 e na Lei de Diretrizes e Bases de 1996, como também os entendimentos, a partir de referencial bibliográfico que trata da importância da cultura e da valorização do capital cultural presente na escola. |
Keywords: | Jornalismo educativo Escola Família |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2018 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | SANTOS, Jennifer Tolentino de Sá. Entre o diálogo e a regulação: a polissemia do conceito de participação da família na escola a partir do jornalismo educacional. 2018.Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JSantos.pdf | 357.35 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.