Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12599
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dc.contributor.advisorGiambiagi, Irene-
dc.contributor.authorLeandro, Juliana Lima de Ataide-
dc.date.accessioned2020-06-23T20:45:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:06:10Z-
dc.date.issued2019-12-
dc.identifier.citationLEANDRO, Juliana Lima de Ataide. A arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docente. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12599-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de artept_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleA arte-educação nos primeiros anos do ensino fundamental a partir olhar docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cerdas, Luciene-
dc.contributor.referee2Fernández, Silvina Julia-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho acadêmico é discutir a arte no ensino fundamental no Brasil a partir do olhar docente, tomando como recorte uma pesquisa realizada em uma escola municipal localizada na zona norte do Rio de Janeiro. Tal pesquisa buscou compreender de que maneira a arte está inserida no espaço escolar, bem como qual é a formação acadêmica e cultural do professor dos anos iniciais no que tange às suas experiências artísticas. O referencial teórico ligado à arte-educação e à formação cultural docente baseou-se, principalmente, em: Barbosa, Fusari e Ferraz, bem como nas Leis de Diretrizes e Bases de 1971 e 1996 e nos Parâmetros Curriculares Nacionais, de 1997. Para a coleta de dados da pesquisa, foram utilizados os seguintes instrumentos: observação de aulas de arte nas turmas de 2º e 3º ano do ensino fundamental durante o ano de 2018 e um questionário estruturado para as professoras pedagogas das turmas observadas. A coleta e análise dos dados possibilitou uma reflexão sobre o espaço geralmente ocupado pela disciplina de arte no contexto escolar da escola pesquisada. Constatou-se também que, apesar da obrigatoriedade conferida por lei para o ensino de arte em todas as escolas do país, não é dada ainda a essa área curricular a devida importância, se comparada com as demais disciplinas do currículo escolar. A arte em geral carece de um trabalho regular, efetivo e com maior valorização, o que envolve, principalmente, uma maior qualificação dos professores não especialistas. Verifica-se então que a obrigatoriedade desse ensino não é suficiente para garantir a qualidade do trabalho com essa disciplina no currículo escolar. Foi possível constatar também que há muito a avançar nesse quesito e que mudanças devem começar pela ação primeira do professor, um dos principais responsáveis pelo êxito ou não do ensino de arte na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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