Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12613
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Faz de conta...vamos brincar? Um diálogo entre a teoria e os documentos oficiais orientadores na educação infantil |
Author(s)/Inventor(s): | Perié, Carolina dos Santos Figueroa Sanmartin |
Advisor: | Arenhart, Deise |
Abstract: | O presente trabalho trata-se de uma abordagem qualitativa com pesquisa bibliográfica tendo por objetivo compreender o conceito da brincadeira, destacando o faz de conta e suas contribuições para o desenvolvimento infantil. Busquei identificar, a partir dos principais documentos orientadores das propostas curriculares da educação infantil (Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil e a Base Nacional Curricular Comum), como estes trazem a brincadeira e com isso realizei uma análise verificando se os referidos documentos explicitam ou não relação com a fundamentação teórica previamente exposta. Os principais autores utilizados como aporte teórico foram: Vigotsky, Brougère, Corsaro, Borba, Porto e Prestes. Os documentos trazem a brincadeira como eixo e como direito, e como parte integrante dos objetivos de aprendizagem na BNCC, estabelecendo relação entre o exposto pelos autores e o que os documentos apresentam. |
Keywords: | Educação infantil Brincadeiras Aprendizagem Currículo |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | PERIÉ, Carolina dos Santos Figueroa Sanmartin. Faz de conta...vamos brincar? Um diálogo entre a teoria e os documentos oficiais orientadores na educação infantil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CPerié.pdf | 238.26 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.