Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12616
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorArenhart, Deise-
dc.contributor.authorPontes, Alberizândria Mendonça de-
dc.date.accessioned2020-06-27T13:24:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:07Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationPONTES, Alberizândria Mendonça de. A arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12616-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subjectArte na educaçãopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação culturalpt_BR
dc.titleA arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docentept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Moura, Ana Paula de Abreu Costa de-
dc.contributor.referee2Silveira, Silvia Soter da-
dc.description.resumoO objetivo desta monografia é discutir a arte na educação de jovens e adultos a partir do olhar docente, refletindo acerca de como essa se apresenta no currículo e nas práticas da EJA e, principalmente, qual a formação acadêmica e cultural do professor da EJA no que tange às suas experiências artísticas. Para tanto, a metodologia utilizada foi pesquisa de campo e revisão bibliográfica. No campo apoiou-se em entrevista com a professora regente da turma, realizada no período de estágio de prática em EJA e dois questionários online respondidos, sendo um por uma professora atuante e o outro por uma que já atuou nesta modalidade de ensino. A partir da análise qualitativa das entrevistas, surgiram três categorias: a formação das professoras para a arte; a prática pedagógica com as linguagens artísticas e a as práticas de apreciação da arte na escola e na vida. O embasamento teórico ligado ao currículo e concepções da EJA, a arte educação e a formação cultural docente tiveram como referências principais: Cury (2000), Ventura (2012), Freire (1979), Barbosa (2012 e 2015) e Kramer (2000).A pesquisa indica que as linguagens artísticas ainda são incipientes nas práticas das professoras e que isso se deve à ausência da arte na formação inicial e continuada destas. Sugere a necessidade da implementação de políticas de formação cultural mais ampla para os professores, para que a relação com a arte seja uma experiência incorporada no cotidiano da vida dos docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
APontes.pdf258.73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.