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dc.contributor.advisorAmaral, Daniela Patti do-
dc.contributor.authorNogueira, Bruna Gomes-
dc.date.accessioned2020-06-27T13:51:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:07Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationNOGUEIRA, Bruna Gomes. Classes hospitalares: saberes docentes em diálogo. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12618-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogia hospitalarpt_BR
dc.subjectClasses hospitalarespt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.titleClasses hospitalares: saberes docentes em diálogopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Marta Lima de-
dc.contributor.referee2Moehlecke, Sabrina-
dc.description.resumoEsse trabalho está inserido dentro do contexto da pedagogia hospitalar com foco sobre as classes hospitalares. O objetivo foi investigar como professores que atuam ou já atuaram nelas poderiam contribuir para a formação de novos docentes. Diante dessa discussão, destacamos que durante o período da formação inicial dos licenciandos não é comum que se apresente a eles a possibilidade de atuação do professor em hospitais, o que leva a muitos profissionais chegarem nelas despreparados para atuar nesse ambiente que não lhe é comum. O trabalho em classes hospitalares apresenta certas peculiaridades e, devido essa falta de disseminação da proposta na formação inicial, o trabalho do professor acaba sendo confundindo com recreação, retirando o direito do aluno de continuar seu processo de escolarização. Para isso, buscamos compreender o que são as classes hospitalares e entendê-las dentro da legislação brasileira, quais elementos caracterizam os conteúdos/saberes para a docência e conhecer qual a percepção que os profissionais que atuam ou atuaram nelas tem sobre sua formação. Para tal fim, realizamos aplicações de questionários online, com questões objetivas e dissertativas, para professores do Brasil por meio de um grupo do Facebook. Para a fundamentação teórica lançamos mãos de alguns autores tais como: Amaral (2001; 2015), Arosa (2015), Ceccim (1997), Fonseca (1998; 2015; 2018), Fontes (2005), Zardo e Freitas (2007), Zombini et al (2012), entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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