Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12619
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Alunos surdos implantados: acompanhamento de um processo
Author(s)/Inventor(s): Pereira, Mariana Gonçalves Amâncio
Advisor: Kelman, Celeste Azulay
Abstract: O presente estudo busca conhecer o desenvolvimento educacional de crianças que realizaram a cirurgia de implante coclear no setor de Saúde Auditiva do Hospital Clementino Fraga Filho e estudam na rede privada de ensino. Por se tratar de uma nova realidade nas salas de aulas e nas escolas, procuramos conhecer como acontece todo o processo para a realização do implante, desde quando a criança chega ao HUCFF até sua ida à sala de aula. Esta realidade, das crianças implantadas no âmbito escolar, já foi anteriormente estudada por Costa, Kelman e Góes (2015), porém no contexto das escolas da rede pública de ensino. Nossa pesquisa é qualitativa etnográfica, pois, segundo Neves (1996), no método qualitativo o pesquisador deve ter contato direto e interagir com seu objeto de estudo. Silveira e Córdova (2009) definem que a etnografia analisa um grupo, como no caso deste estudo onde tivemos contato direto com nosso objeto de estudo, as crianças implantadas, para que pudéssemos saber mais sobre seu desenvolvimento educacional. Realizamos entrevistas com a equipe multidisciplinar do setor de saúde auditiva do HUCFF e com as mães de três crianças que realizaram implante no mesmo. Por meio destas entrevistas, compreendemos que as três crianças estão tendo um bom desenvolvimento educacional e social, apesar da falta de informação dos professores e das escolas, já que todos são os únicos alunos na escola que são surdos implantados, As escolas ainda estão abertas e procuram alternativas que auxiliem na vida acadêmica destes alunos.
Keywords: Educação inclusiva
Surdos
Implantes cocleares
Educação especial
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2017
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: PEREIRA, Mariana Gonçalves Amâncio. Alunos surdos implantados: acompanhamento de um processo. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MPereira.pdf355.6 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.