Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12622
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | A relação entre creches e famílias na educação infantil: desafios da inserção |
Author(s)/Inventor(s): | Bernardo, Raianne da Silva Alves |
Advisor: | Guimarães, Daniela |
Abstract: | A presente monografia consiste em um estudo qualitativo sobre as relações entre famílias e creche. A partir das experiências com estágios na Graduação de Pedagogia, dentre outras, podemos considerar que em muitas instituições de Educação Infantil as relações não são compreendidas como importantes no trabalho pedagógico. Em muitos casos, a instituição creche e as famílias seguem caminhos contrários no educar e no cuidar das crianças. A partir desta constatação, o objetivo principal desse estudo é analisar a relação entre as instituições família e creche na educação da primeira infância e compreender os desafios que existem no período de inserção, implicando na relação entre educadores e pais. Para fundamentar esta discussão, a pesquisa foi orientada a partir de aportes teóricos selecionados como referenciais. Dentre estes destacamos Bondioli &Montovani (1998), Tiriba (2001), Bove (2002), Guimarães (2012), entre outros, que abordam questões pertinentes ao tema relação entre famílias e creche e a inserção de pais e crianças a instituição. O trabalho empírico foi realizado numa creche da prefeitura municipal do Rio de Janeiro, localizada na região central da cidade. A pesquisa consolidou-se a partir de observação e anotação em caderno de campo do contato entre educadores e pais no período de inserção dos bebês. Outro método aqui utilizado trata-se de entrevista semi-estruturada com educadoras, gestão e a mãe que se sentiu instigada a participar deste trabalho. Ao final concluímos que não existe fórmula para o relacionamento entre educadores e pais, mas sim um caminho a ser construído anualmente com cada família. É preciso ter sensibilidade para compreender que cada criança, cada família tem suas particularidades e seu modo de agir. A inserção é o momento do professor reaprender, conhecer pais e crianças e se conhecer naquele grupo. A inserção deve ser vista como um momento inicial de contatos, de preparar-se para receber o outro e deve continuar-se ao longo da permanência da criança na instituição. |
Keywords: | Educação básica Educação infantil |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 10-Jun-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | BERNARDO, Raianne da Silva Alves .A Relação entre creches e famílias na educação infantil: desafios da inserção. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RBernardo.pdf | 911.25 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.