Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12632
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Relações étnico-raciais nos manuais didáticos de história do 4º e 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental: análise das imagens da população negra |
Author(s)/Inventor(s): | Nascimento, Isadora Santos do |
Advisor: | Xavier, Giovana |
Abstract: | Em diálogo com as disposições da Lei 10.639/03 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais para o ensino de história e cultura afrobrasileira e africana, o presente trabalho tem como objetivo analisar as imagens da população negra nos manuais de livros didáticos Pequenos Exploradores História (Ensino Fundamental – Anos Iniciais) e Aprender e Criar – História 5 (Ensino Fundamental – Anos Iniciais) e como vêm sendo utilizadas a partir de contextos de representação. Tais manuais foram selecionados a partir de pesquisa feita no Guia Plano Nacional do Livro Didático (PNLD, 2016), com intento de contribuir para a construção de investigações que articulem os saberes históricos escolares e acadêmicos com vistas ao fortalecimento da Lei 10.639/03. |
Keywords: | Ensino fundamental Negros nos livros didáticos Cultura afro-brasileira História |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | 9-Mar-2017 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | NASCIMENTO, Isadora Santos do. Relações étnico-raciais nos manuais didáticos de história do 4º e 5º ano dos anos iniciais do ensino fundamental: análise das imagens da população negra. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
INascimento.pdf | 1.41 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.