Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1264
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Reflexos socioculturais na publicidade em tempos de globalização
Autor(es)/Inventor(es): Sztajnbok, Fernanda Cardoso das Neves
Orientador: Junqueira, Maria Helena Rego
Resumo: Investiga as influências que o processo de globalização, especialmente na esfera cultural, provocou sobre a publicidade. Muito se discute sobre a criação de uma cultura mundializada que acabaria por substituir as expressões locais. A pesquisa procura avaliar as mudanças contextuais ocorridas para então questionar esse caráter substitutivo. Com base em grandes autores, como Canclini, Bauman e Ortiz, o trabalho busca examinar as novas relações que se formaram entre as culturas e como esse cenário contribuiu para a reformulação das identidades e para o novo lugar que o consumo vem ocupando na sociedade contemporânea. A partir daí, o trabalho se propõe a analisar como a publicidade se comportou como causa e efeito desse processo, procurando traçar um panorama desde seus primeiros momentos até os dias atuais, tendo como base a postura crítica de Naomi Klein. Por fim, o trabalho apresenta o exemplo prático realizado pela Pepsi Argentina no qual poderemos visualizar como a publicidade vem se remodelando em meio a esse debate.
Palavras-chave: Globalização
Cultura
Publicidade
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 12-Jun-2012
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SZTAJNBOK, Fernanda Cardoso das Neves. Reflexos socioculturais na publicidade em tempos de globalização. 2012. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1264
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FSztajnbok.pdf699,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.