Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1264
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Reflexos socioculturais na publicidade em tempos de globalização
Author(s)/Inventor(s): Sztajnbok, Fernanda Cardoso das Neves
Advisor: Junqueira, Maria Helena Rego
Abstract: Investiga as influências que o processo de globalização, especialmente na esfera cultural, provocou sobre a publicidade. Muito se discute sobre a criação de uma cultura mundializada que acabaria por substituir as expressões locais. A pesquisa procura avaliar as mudanças contextuais ocorridas para então questionar esse caráter substitutivo. Com base em grandes autores, como Canclini, Bauman e Ortiz, o trabalho busca examinar as novas relações que se formaram entre as culturas e como esse cenário contribuiu para a reformulação das identidades e para o novo lugar que o consumo vem ocupando na sociedade contemporânea. A partir daí, o trabalho se propõe a analisar como a publicidade se comportou como causa e efeito desse processo, procurando traçar um panorama desde seus primeiros momentos até os dias atuais, tendo como base a postura crítica de Naomi Klein. Por fim, o trabalho apresenta o exemplo prático realizado pela Pepsi Argentina no qual poderemos visualizar como a publicidade vem se remodelando em meio a esse debate.
Keywords: Globalização
Cultura
Publicidade
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 12-Jun-2012
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SZTAJNBOK, Fernanda Cardoso das Neves. Reflexos socioculturais na publicidade em tempos de globalização. 2012. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FSztajnbok.pdf699.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.