Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12640
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Danças urbanas e tecnologia: as tendências para a profissão do artista dançarino no Brasil
Author(s)/Inventor(s): Araújo, Carolina Navarro
Advisor: Carneiro, Mario Rubens de Oliveira
Abstract: Este projeto visa contribuir para os estudos da relação entre dança e tecnologia, compreendendo como o avanço das mídias sociais está transformando o mercado de trabalho do artista dançarino. Para isso, evidencia-se que o crescimento das redes sociais vem promovendo a possibilidade de novos campos de atuação para o profissional da dança, especialmente em redes de compartilhamento de conteúdo audiovisual, como o YouTube. O objetivo da pesquisa é entender quais são as inovações para essa profissão, as oportunidades e as adaptações às ferramentas de trabalho atuais. A partir das conclusões obtidas, diante de um cenário de transformações culturais, econômicas e sociais, defende-se a ideia de que é necessário acompanhar o processo de evolução tecnológica, adequando os modelos de trabalho e de ensino tradicionais, a fim de dialogar com a contemporaneidade sem excluir o que já foi construído. Assim, ao aprofundar no universo das Danças Urbanas, este estudo propõe pensar alternativas e tendências para o profissional dessa arte cujo consumo se desloca gradualmente do meio presencial para o virtual.
Keywords: Dançarinos
Dança de rua
Arte e tecnologia
Redes sociais
Dancers
Art and technology
Social networking
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 5-Jul-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: ARAÚJO, Carolina Navarro. Danças urbanas e tecnologia: as tendências para a profissão do artista dançarino no Brasil. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAraujo.pdf972.1 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.