Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12641
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorArenhart, Deise-
dc.contributor.authorSilva, Thaís Castro de Britto-
dc.date.accessioned2020-07-03T17:01:27Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:08Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSILVA, Thaís Castro de Britto. O corpo infantil no ambiente escolar: as estratégias, reações e transgressões das crianças em uma escola municipal do Rio de Janeiro. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12641-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectCorpo e mente em criançaspt_BR
dc.subjectCriançaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleO corpo infantil no ambiente escolar: as estratégias, reações e transgressões das crianças em uma escola municipal do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Silveira, Silvia Camara Soter da-
dc.contributor.referee2Bocchetti, André-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo observar o “lugar” do corpo no cotidiano da escola, buscando perceber, principalmente, como as crianças vivem suas corporeidades no ambiente escolar. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa com a uma turma do segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal da zona sul do Rio de Janeiro. Escolhi os anos iniciais para estudar essa questão porque na Educação Infantil é mais presente o trabalho com as linguagens artísticas que envolvem a música, a dança, as brincadeiras, o movimento corporal, práticas que vão deixando de existir no Ensino Fundamental e nos outros segmentos de ensino. Com base em minhas observações e nos diálogos com diversos teóricos, destaquei estratégias, reações e transgressões das crianças, a partir de uma tentativa de controle e engessamento dos corpos por parte dos docentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCastro.pdf473.08 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.