Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12657
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?
Author(s)/Inventor(s): Barbosa, Nathalia Freire de Oliveira
Advisor: Almeida, Alda Rosana Duarte de
Abstract: Neste trabalho tem-se como objetivo investigar o processo de consumo de livros realizado por moradores do Condomínio Norte Village, localizado em Del Castilho – subúrbio do Rio de Janeiro. O esforço se insere no cenário de crise do mercado editorial, que veio à tona ao longo de 2018 e, com ele, pretende-se apontar novos caminhos a serem investidos por editores e livrarias em áreas até então negligenciadas, apesar da demanda. Para além de uma visão puramente mercadológica, também se investigou o papel do livro como marcador social. Com um estudo de caso e realização de entrevistas em profundidade, inferiu-se que o livro é um objeto elitizado, amparando-se na desigualdade social do País. No cenário de ausência de políticas públicas e iniciativa privada de fomento à leitura, o e-commerce assume destaque devido aos preços mais competitivos e à capilaridade de distribuição. Porém, quando comparados os processos de compra, um atendimento diferenciado, principalmente possibilitado por livreiros, assumiu destaque, indicando aportes para pensar novas experiências de consumo.
Keywords: Mercado editorial
Subúrbios na literatura
Clube do livro
Consumo
Leitura
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2-Jul-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BARBOSA, Nathalia Freire de Oliveira. Rua Degas: estudo de consumo sobre o mercado editorial em tempos de crise: é possível a literatura pintar no subúrbio carioca?. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
NBarbosa.pdf535.95 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.