Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/1266
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | O programa Supernanny e a problemática da infância contemporânea |
| Autor(es)/Inventor(es): | Pacheco, Flávia Fontinhas |
| Orientador: | Amaral, Marcio Tavares de |
| Resumo: | Nos dias atuais, os pais estão cada vez mais inseguros no cuidado de seus filhos. Como forma de suprir essa demanda, surgem no mercado diversos livros, revistas e programas televisivos, que têm por objetivo ensiná-los a educar adequadamente as crianças, e serem mais plenos e felizes. Nesse contexto que situa-se o programa Supernanny, um Reality Show do tipo “intervenção”, no qual uma especialista em crianças entra na casa dos pais que a convocam, a fim de instituir novas regras e rotinas, objetivando a melhora nas relações familiares. Nesse trabalho, portanto, pretendo resgatar a problemática da infância contemporânea e as formas como a cultura respondeu a ela. Por meio de recursos derivados das tendências culturais atuais – Reality Shows e manuais de ajuda aos pais –, o programa Supernanny busca se conectar com seu público como orientação prática e mental das dificuldades encontradas na contemporaneidade, no intuito de possibilitar a compreensão do lugar da infância em nossa sociedade. Por fim, pretendo analisar as técnicas empregadas no programa, a fim de entender se as mesmas possibilitam o desenvolvimento de uma moral autônoma ou heterônoma nas crianças, de acordo com os preceitos construtivistas de Jean Piaget. |
| Palavras-chave: | Infância Reality show Contemporaneidade Comportamento Supernanny |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA |
| Unidade produtora: | Escola de Comunicação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | 17-Jul-2012 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | PACHECO, Flávia Fontinhas. O programa Supernanny e a problemática da infância contemporânea. 2012. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012. |
| Aparece nas coleções: | Comunicação - Publicidade |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| FPacheco.pdf | 375.89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.