Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12675
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Planejamento, rotina e ações de cuidado na educação das crianças de 0 a 3 anos
Author(s)/Inventor(s): Borreti, Ana Caroline Ferraz
Advisor: Guimarães, Daniela
Abstract: Este estudo discute a relação entre planejamento e rotina nas ações de atenção e de cuidado na educação das crianças de 0 a 3 anos. No contexto educacional da creche, é possível notar que as práticas ligadas aos cuidados, em alguns momentos, são entendidas sob a perspectiva assistencialista e protetiva, sendo desassociada de sua extensão também educativa. Neste caminho, este trabalho busca compreender como o planejamento e a rotina estão presentes na organização e na realização do trabalho pedagógico com as crianças, principalmente no que tange às ações de atenção e de cuidados; ponderando também acerca das possibilidades de se projetar o trabalho com os pequenos para além de uma organização que privilegia as práticas escolarizadas. A metodologia deste trabalho consiste na análise das transcrições de alguns dos encontros com professoras que atuam em diferentes creches cariocas e que participaram da pesquisa “Linguagem e Educação Infantil: entre a experiência da docência e as práticas pedagógicas na educação das crianças de 0 a 3 anos”, que procura entender as especificidades das práticas pedagógicas com bebês e crianças de até 3 anos. Dentre as diversas questões que surgiram nas discussões entre as professoras, destacam-se as ligadas às rotinas, ao planejamento e às ações de cuidados; que são o foco neste trabalho. Assim, ao final desta pesquisa, é possível concluir que planejar o trabalho pedagógico com os bebês e crianças pequenas implica em planejar a rotina de modo significativo, o que envolve refletir sobre a forma de viver o tempo, desviando da aceleração, mecanização e automatismo, privilegiando as relações entre os sujeitos, principalmente nas ações de cuidados.
Keywords: Educação infantil
Creches
Planejamento pedagógico
Práticas pedagógicas
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: BORRETI, Ana Caroline Ferraz. Planejamento, rotina e ações de cuidado na educação das crianças de 0 a 3 anos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ABorreti.pdf271.55 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.