Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12676
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCruz, Giseli Barreto da-
dc.contributor.authorFerreira, Ariana dos Santos Neves-
dc.date.accessioned2020-07-04T16:03:34Z-
dc.date.available2023-12-21T03:01:09Z-
dc.date.issued2018-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Ariana dos Santos Neves. O PIBID UFRJ Pedagogia no Ensino Fundamental I de 2012 a 2018: contribuições para a aprendizagem da docência. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12676-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectIniciação à docênciapt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.titleO PIBID UFRJ Pedagogia no Ensino Fundamental I de 2012 a 2018: contribuições para a aprendizagem da docênciapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorCo1Campelo, Talita da Silva-
dc.contributor.referee1Campelo, Talita da Silva-
dc.contributor.referee2Teixeira, Viviane Lontra-
dc.description.resumoEste trabalho trata de um estudo sobre a contribuição do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência para a aprendizagem da docência. O seu foco está no projeto desenvolvido no contexto dos anos iniciais do ensino fundamental, no período compreendido entre os anos de 2012 a 2018, orientado pelo interesse investigativo de saber como os protagonistas (coordenador de área, professores supervisores e licenciandos) do PIBID UFRJ Pedagogia Ensino Fundamental I compreendem, percebem, veem o programa. O objetivo central da pesquisa consistiu em analisar aspectos do PIBID UFRJ Pedagogia Ensino Fundamental I referentes à aprendizagem da docência expressos na visão de seus protagonistas. Metodologicamente, o estudo se desenvolveu mediante a análise de monografias e dissertações que trataram do programa no contexto da faculdade de educação da UFRJ e a aplicação de um questionário para 34 dos 37 sujeitos participantes no período delimitado. Teoricamente, o estudo se inspirou em estudo de Campelo, Cruz e Oliveira (2014) sobre as contribuições do PIBID para o desenvolvimento profissional docente. A monografia se organiza em três capítulos: i- o PIBID UFRJ Pedagogia Ensino Fundamental I de 2012 a 2018; ii- o PIBID UFRJ Pedagogia Ensino Fundamental I nas monografias e dissertações produzidas na Faculdade de Educação/UFRJ; iii- a aprendizagem da docência no PIBID UFRJ Pedagogia Ensino Fundamental I na visão de seus protagonistas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AFerreira.pdf261.17 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.