Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12680
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Qual espaço que a literatura infanto juvenil ocupa em três cursos de Pedagogia na cidade do Rio de Janeiro? |
Author(s)/Inventor(s): | Reis, Raquel Dias dos |
Advisor: | Moreno, Rosangela Carrilo |
Abstract: | Este trabalho busca compreender, por meio do estudo do fluxograma dos cursos de pedagogia, o espaço que a literatura ocupa na formação de professores. Trata-se de um trabalho qualitativo de cunho exploratório, que buscou articular três eixos: (i) um breve olhar sobre a literatura infantojuvenil refletindo sobre a leitura e literatura e formação de professores, pensando em questões sobre direito e acesso, e a importância dos espaços de leitura, (ii) reflexões sobre as Diretrizes Curriculares do Curso de Pedagogia, as influências e contribuições na formação dos docentes e a relação com algumas políticas públicas voltadas para o incentivo da literatura na escola, e (iii) análise do fluxograma do curso de pedagogia de três universidades públicas localizadas na cidade do Rio de Janeiro. A partir das análises foi possível perceber que a literatura infantojuvenil possui nos cursos de pedagogia uma carga horária reduzida, sendo que em uma das universidades não há nenhuma disciplina com essa temática, o que significa que as três universidades caminham a passos curtos para uma efetiva presença da literatura em seus currículos. |
Keywords: | Formação de professores Literatura infantojuvenil Currículo Políticas públicas Pedagogia |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | May-2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | REIS, Raquel Dias dos. Qual espaço que a literatura infanto juvenil ocupa em três cursos de Pedagogia na cidade do Rio de Janeiro? 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.