Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12699
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Revisitar memórias e tecer novas histórias: fiando considerações sobre o memorial de formação e as experiências no CAp/UFRJ |
Author(s)/Inventor(s): | Oliveira, Rafaelly Maria Jesus de |
Advisor: | Xavier, Libânia Nacif |
Abstract: | Este trabalho está baseado em reflexões realizadas ao longo do curso de pedagogia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e aborda os caminhos percorridos ao longo do processo de escolarização e a potencialidade de revisitá-los através da autobiografia narrativa. Tem como questão norteadora a seguinte: Quais os sentidos que atribuímos ao conhecimento, uma vez que há um estranhamento ao revisitar lembranças e escrever sobre, e como estes estão entrelaçados formando a colcha de nossas histórias, desde a educação Infantil, passando pelo ensino fundamental e médio, até chegar ao ensino superior. Tendo como material basilar da pesquisa o memorial de formação e os registros dos cadernos de campo, está ancorado na perspectiva dos estudos nos/dos/com, o cotidiano (CINELLI, 2002). Uma narrativa sobre mim, sobre o eu enquanto aprendente, sobre a escola, o processo de escolarização, sobre os professores que conheci e suas práticas de ensino, além de uma breve análise sobre a película Vida Maria. Ao longo da pesquisa, é destacada a importância dos professores durante todo o percurso. No relato sobre o ensino superior, retomados alguns aspectos do ensino básico, afinal, foi durante o ensino superior a tomada de consciência de como era importante à relação com a escola e o que ela representava, sobretudo, no que tange à escolha da profissão docente. Por fim, são salientadas as experiências relacionado à minha participação no PIBID, no Colégio de Aplicação da UFRJ e se apresentam considerações sobre a escrita etnográfica, embasadas no estudo sobre os processos subjetivos de formação docente e de formação do sujeito na perspectiva de Nóvoa (1995, 2009), Tardif (2002), Souza (2004) e Freire (1982 1987, 1992, 1996, 2000). Teoricamente, para falar do estranhamento do cotidiano e da densa relação entre sujeito e objeto nas ciências sociais também são tecidas reflexões com aporte em Santos (2010) e através de Certeau (1994). De modo direto ou indireto, esses teóricos ratificam a importância dos registros autobiográficos na/da prática pedagógica para a construção da identidade profissional docente, inscrevendo-se na perspectiva de relativizar o familiar para captar o que Certeau (1994) chamou de as artes de fazer. |
Keywords: | Memória autobiográfica Escolarização Ensino superior Formação de professores Colégios de aplicação Memorial de formação |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Dec-2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | OLIVEIRA, Rafaelly Maria Jesus de. Revisitar memórias e tecer novas histórias: fiando considerações sobre o memorial de formação e as experiências no CAp/UFRJ. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ROliveira.pdf | 872.96 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.