Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/11422/12716
Type: | Trabalho de conclusão de graduação |
Title: | Professores formadores e suas concepções de alfabetização |
Author(s)/Inventor(s): | Brito, Amanda Ellen Silva de |
Advisor: | Cruz, Giseli Barreto da |
Abstract: | Trata-se de uma investigação sobre como professores formadores de professores que atuam na universidade e/ou na escola básica compreendem o processo de alfabetização, leitura e escrita, com o objetivo de analisar as concepções de alfabetização que permeiam a formação docente no contexto do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). Adota como principal fundamentação teórica os trabalhos de Soares (1985; 2004) e de Goulart (2014). A definição metodológica foi elaborada de acordo com Lüdke e André (1986), adotando-se como estratégia a entrevista, tendo em vista o interesse na captação das ideias dos sujeitos. Foram entrevistados seis professores formadores, sendo quatro da universidade e dois da escola básica. Com base na análise das entrevistas, identificou-se as concepções dos professores formadores e essas foram apresentadas por meio de suas próprias falas com o apoio de trechos das transcrições realizadas direcionando como conclusão que a formação de professores do curso de pedagogia da UFRJ manifesta, principalmente, uma concepção discursiva de alfabetização. |
Keywords: | Pedagogia Formação de professores Alfabetização Atuação docente |
Subject CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Production unit: | Faculdade de Educação |
Publisher: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
Issue Date: | Apr-2019 |
Publisher country: | Brasil |
Language: | por |
Right access: | Acesso Aberto |
Citation: | BRITO, Amanda Ellen Silva de. Professores formadores e suas concepções de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
Appears in Collections: | Pedagogia |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ABrito.pdf | 269.52 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.