Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/11422/12716
| Tipo: | Trabalho de conclusão de graduação |
| Título: | Professores formadores e suas concepções de alfabetização |
| Autor(es)/Inventor(es): | Brito, Amanda Ellen Silva de |
| Orientador: | Cruz, Giseli Barreto da |
| Resumo: | Trata-se de uma investigação sobre como professores formadores de professores que atuam na universidade e/ou na escola básica compreendem o processo de alfabetização, leitura e escrita, com o objetivo de analisar as concepções de alfabetização que permeiam a formação docente no contexto do curso de pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (FE/UFRJ). Adota como principal fundamentação teórica os trabalhos de Soares (1985; 2004) e de Goulart (2014). A definição metodológica foi elaborada de acordo com Lüdke e André (1986), adotando-se como estratégia a entrevista, tendo em vista o interesse na captação das ideias dos sujeitos. Foram entrevistados seis professores formadores, sendo quatro da universidade e dois da escola básica. Com base na análise das entrevistas, identificou-se as concepções dos professores formadores e essas foram apresentadas por meio de suas próprias falas com o apoio de trechos das transcrições realizadas direcionando como conclusão que a formação de professores do curso de pedagogia da UFRJ manifesta, principalmente, uma concepção discursiva de alfabetização. |
| Palavras-chave: | Pedagogia Formação de professores Alfabetização Atuação docente |
| Assunto CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Unidade produtora: | Faculdade de Educação |
| Editora: | Universidade Federal do Rio de Janeiro |
| Data de publicação: | Abr-2019 |
| País de publicação: | Brasil |
| Idioma da publicação: | por |
| Tipo de acesso: | Acesso Aberto |
| Citação: | BRITO, Amanda Ellen Silva de. Professores formadores e suas concepções de alfabetização. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. |
| Aparece nas coleções: | Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ABrito.pdf | 269.52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.