Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12764
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Por uma pedagogia dos afetos: reflexões sobre uma experiência de estágio
Author(s)/Inventor(s): Sardinha, Bianca Andrade Lima
Advisor: Arenhart, Deise
Abstract: Esta pesquisa tem como ponto de partida experiências vivenciadas em uma turma do grupo 4 da educação infantil de uma escola da zona sul do Rio de Janeiro no período de estágio supervisionado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Baseada no que vivenciei, especialmente, pela análise de minha proposta de regência no estágio, teço reflexões sobre a importância da qualidade das relações na educação infantil, repensando as práticas já vivenciadas e o lugar do afeto. Para tanto, me utilizo de registros construídos no estágio, como fotografias e relatório, bem como realizo pesquisa bibliográfica em livros e nas DCNs/2009. A reflexão construída a partir dos estudos e do olhar sobre a prática no estágio, indicam que construir uma pedagogia pautada no afeto e nas relações significa planejar tempos e espaços que se abrem para o corpo, para a brincadeira, que provoquem o pensar infantil, a autonomia e troca, a alteridade e liberdade.
Keywords: Educação infantil
Programas de estágio
Educação afetiva
Prática de ensino
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Production unit: Faculdade de Educação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Oct-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SARDINHA, Bianca Andrade Lima. Por uma pedagogia dos afetos: reflexões sobre uma experiência de estágio. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BSardinha.pdf346.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.