Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12836
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A nova maternidade e a necessidade de políticas públicas de acompanhamento e assistência durante os períodos de gravidez, parto e puerpério
Author(s)/Inventor(s): Silva, Lígia Marcel Rodrigues da
Advisor: Magalhães, Juliana Neuenschwander
Abstract: O presente estudo monográfico objetiva analisar a nova percepção materna, as demandas de reestruturação do pré-natal, visando uma abordagem institucional dos órgãos incumbidos da saúde no país, não apenas com o cuidado centrado no bebê, mas também na saúde e dignidade das mulheres. Essa pesquisa está situada no contexto histórico e cultural da sociedade patriarcal, no qual concebem-se práticas sociais, de educação e violência contra a pessoa por seu gênero e pela imposição de papéis de gênero. Investiga-se e que modo as mães de primeira viagem – alvo das políticas públicas de implementação do direito social à saúde, disposto no art. 6º da CF/88 – tem a sua dignidade e acesso à saúde efetivado, considerando da gestante à puérperea. Realiza-se uma pesquisa qualitativa para averiguar o tratamento institucional recebido pelas mulheres durante o pré-natal, detectar as falhas de atendimento, as práticas de violência moral e física contra a mulher e as possibilidades de melhorar o suporte estatal ofertado a pessoa durante o pré-natal.
Keywords: Pré-natal
Parto
Direito à Saúde
Dignidade
Direitos das Mulheres
Prenatal
Childbirth
Right to Health
Dignity
Women's rights
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::TEORIA DO DIREITO::SOCIOLOGIA JURIDICA
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Dec-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: SILVA, Lígia Marcel Rodrigues da. A nova maternidade e a necessidade de políticas públicas de acompanhamento e assistência durante os períodos de gravidez, parto e puerpério. 2019. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LMRSilva.pdf388.2 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.