Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12911
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dc.contributor.advisorRosistolato, Rodrigo Pereira da Rocha-
dc.contributor.authorSilva, Vânia Maria de Carvalho e-
dc.date.accessioned2020-08-14T00:42:14Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:13Z-
dc.date.issued2017-12-
dc.identifier.citationSILVA, Vania Maria de Carvalho e. O Debate sobre homeschooling no Brasil: organizações da sociedade civil e tentativas de regulamentação. 2017. 108 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12911-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHomeschoolingpt_BR
dc.subjectDireito à educaçãopt_BR
dc.subjectEnsino básico domiciliarpt_BR
dc.titleO debate bate sobre homeschooling no Brasil : organizações da sociedade civil e tentativas de regulamentaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Prado, Ana Pires do-
dc.contributor.referee2Soares, Antônio Jorge Gonçalves-
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo analisar o debate sobre Ensino em Casa no Brasil, buscando conhecer quem são os legisladores, quais os argumentos a favor e contra apresentados nas tentativas de legalização da prática no Poder Legislativo, bem como em processos jurídicos que as famílias vêm enfrentando. O trabalho apresenta uma descrição histórica do (re)surgimento do Ensino em Casa nos Estados Unidos e aponta o crescimento da prática no Brasil. A fim de explicar o debate, descreve a produção acadêmica brasileira sobre o tema, e a ANED (organização na sociedade civil) e seus argumentos. Através de uma linha de tempo que se inicia na década de 1990, apresenta o histórico dos projetos de lei e de decisões judiciais, buscando identificar os enfrentamentos e defesas para a regularização da prática no Brasil. A pesquisa nos leva a concluir que o Ensino em Casa é um fenômeno crescente no país, que busca maior segurança na legislação a fim de se constituir como opção educacional às famílias que por ele se interessem, como opção educacional para suprir o direito à educação de suas crianças e adolescentes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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