Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/12917
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dc.contributor.advisorNacif, Maria Cristina Volpi-
dc.contributor.authorSouza, Jessica Serbeto Baldez de-
dc.date.accessioned2020-08-14T01:15:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:13Z-
dc.date.issued2019-12-10-
dc.identifier.citationSOUZA, Jessica Serbeto Baldez de. Trajes etnográficos femininos na coleção de Sophia Jobim: pesquisa de modelagens. 2019. 66 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Artes Cênicas - Indumentária) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/12917-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrajespt_BR
dc.subjectEuropapt_BR
dc.subjectSophia Jobimpt_BR
dc.subjectFemininopt_BR
dc.subjectModelagempt_BR
dc.titleTrajes etnográficos femininos na coleção de Sophia Jobim: pesquisa de modelagenspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9190076196174431pt_BR
dc.description.resumoApós ser selecionada como bolsista de Pesquisa de Iniciação Científica, Artística e Cultural no projeto intitulado “Indumentária e Memória no Museu Histórico Nacional”, coordenado pelo professor Dr Madson Oliveira, tive a oportunidade de estar em contato com o acervo da professora Sophia Jobim, e compreender sua importância para o curso de Indumentária da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Vale ressaltar que Sophia, passou anos de sua vida colecionando trajes e objetos do mundo todo, criando um museu em sua própria residência. Ao entrar em contato com os processos de entrada, e ver como os objetos tinham sido classificados ao serem doados pelo irmão de Sophia ao Museu, três trajes me despertaram interesse em especial, a saber: Minhota lavradeira do Minho, camponesa da Valáquia e, a camponesa da Tchecoslováquia. Cada traje com sua particularidade, e todos eles em bom estado de conservação, o que a ocasião, aguçou meu interesse sobre o estudo das modelagens de cada traje, o que se tornou desafiador e ao mesmo tempo, gratificante. Além disto, este processo de pesquisa retorna a memória da professora Sophia, em que o objetivo inicial do Curso de Indumentária, possibilitaria aos graduandos estudar a história da roupa. Após o processo de estudo histórico e de modelagens das peças, essa documentação será disponibilizado à biblioteca e ao Museu Histórico Nacional, para que os próximos pesquisadores possam ter informações mais completas sobre esse traje, e aprofundar ainda mais, outros e novos estudos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Artes Cênicas - Indumentária

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