Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1298
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Como empresas internacionais atuam localmente: estudo de caso sobre uma B2B da aviação
Autor(es)/Inventor(es): Velasco, Anna Letícia
Orientador: Almeida, Alda Rosana Duarte de
Resumo: Com o atual processo de saturação de mercados na era da globalização, muitas empresas estão aplicando um movimento contrário ao acontecido nas últimas décadas do século XX. A preocupação agora não é mais estar presente de forma homogênea na maior quantidade possível de territórios ao redor do mundo. As companhias vêm se preocupando cada vez mais em adaptar-se à cultura do lugar em que vão iniciar seus negócios, propondo certa maleabilidade em suas estratégias de marketing. Essa customização de acordo com regiões específicas por parte de corporações internacionais pode ser chamada de 'glocalização', termo não tão novo que abriga os ideais de 'globalização' e 'localização'. A fim de ilustrar esse fenômeno, a pesquisa se debruçou em um estudo de caso único por meio de pesquisa qualitativa explanatória sobre uma provedora mundial de Tecnologia da Informação para o setor aéreo, ou seja, uma B2B internacional, atuante em todos os continentes do mundo. O case mostrou como ela vem adaptando suas ações de marketing para sua estratégia de aeroportos regionais nas Américas. A deficiência na comunicação interna e a falta de integração entre diferentes áreas da empresa foram os principais pontos que puderam ser atribuídos como fraquezas da companhia. Esses fatores influenciam diretamente o nível de adaptação glocal das ações de marketing na região, sendo essa uma característica que desafia o sucesso do desenvolvimento desse negócio especificamente.
Palavras-chave: Marketing
Multinacional
Globalização
Empresa
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Mai-2014
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: VELASCO, Anna Letícia. Como empresas internacionais atuam localmente: estudo de caso sobre uma B2B da aviação. 2014. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1298
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVelasco.pdf780,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.