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dc.contributor.advisorAmaral, Daniela Patti do-
dc.contributor.authorAndrade, Thaiane Santana Lopes de-
dc.date.accessioned2020-09-02T20:55:35Z-
dc.date.available2023-12-21T03:02:15Z-
dc.date.issued2020-07-
dc.identifier.citationANDRADE, Thaiane Santana Lopes de. Identidade do profissional pedagogo: tensões e desafios das políticas de formação inicial. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13008-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectIdentidade profissionalpt_BR
dc.subjectCurrículopt_BR
dc.titleIdentidade do profissional pedagogo: tensões e desafios das políticas de formação inicialpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Cruz, Giseli Barreto da-
dc.contributor.referee2Arosa, Armando de Castro Cerqueira-
dc.description.resumoO presente trabalho busca contribuir para a discussão acerca da formação dos profissionais pedagogos que lidarão com a realidade contemporânea na educação escolar e não escolar. Buscamos compreender a história de construção do currículo de pedagogia, assim como o contexto no qual está inserido a atual proposta de reformulação curricular para o curso de pedagogia da FE/UFRJ. Os objetivos da pesquisa foram identificar aspectos no currículo do curso de pedagogia que anunciam uma identidade ampliada para o profissional pedagogo através de uma análise teórica e documental, além de análise de questionários aplicados aos ingressantes do curso de Pedagogia da UFRJ. Este trabalho está inserido em um contexto de reformulação curricular do curso de Pedagogia da UFRJ e buscou-se, através de entrevistas, compreender o debate sobre a identidade do profissional de pedagogia através da ótica de indivíduos que participaram ativamente desse processo. Adicionalmente, investigou-se a perspectiva de alunos ingressantes do curso a respeito da identidade do profissional pedagogo formado pela Faculdade de Educação da UFRJ através da aplicação de questionário a um grupo específico de alunos ingressantes no curso no período de 2019.1 e 2019.2. Concluímos que é possível notar uma tendência à compreensão da identidade profissional do pedagogo que se aproxima das ideias lideradas por Libâneo ( apud , CRUZ, 2008), que compreende pedagogia como o campo de reflexão teórica acerca das práticas educativas, considerando a docência, mas não se restringindo a ela.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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