Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1301
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Instrumentos e mecanismos oficiais de crédito à exportação : o papel do BNDES no finaciamento às exportações de alto valor agregado
Autor(es)/Inventor(es): Castilho, João Pedro Bastos
Orientador: Filho, Ernani Teixeira Torres
Resumo: A atuação governamental no mercado de crédito à exportação é apenas uma consequência da pauta de riscos que envolvem a atividade de comércio exterior. E esses riscos diferem daqueles observados para as operações domésticas, além de que desfrutam de potencial para inviabilizar uma venda ao mercado externo. O papel das Agências de Crédito à Exportação, as instituições oficiais de apoio ao setor exportador, é o de fornecer soluções de crédito para promover e viabilizar a comercialização de bens e serviços dos seus respectivos países para o exterior, beneficiando e capacitando os seus exportadores para competirem no mercado internacional. No Brasil, são ofertados instrumentos e mecanismos de crédito à exportação por meio do Sistema Brasileiro de Apoio à Exportação, o qual tem como principal agente operacional o BNDES. A concessão de financiamentos à exportação pelo banco ao longo dos seus 25 anos de atuação nesse segmento abrange desde o crédito voltado para a produção de bens para o exterior ao apoio voltado à comercialização de bens e serviços no mercado internacional. Como o foco deste trabalho se constitui no apoio oficial às exportações de alto valor agregado e que demandam longos prazos de pagamento, será dado um maior destaque à atuação do banco através do seu Produto BNDES Exim Pós-Embarque. Por conceder financiamentos com termos e condições financeiras compatíveis com as ofertadas no mercado internacional, esse Produto atua para melhorar a inserção dos produtos e serviços brasileiros no exterior e fomentar e estimular a atividade interna da economia, gerando emprego, renda e divisas para o país. E, sobre os setores exportadores apoiados com essas medidas de política econômica, será dado um maior enfoque ao segmento de serviços de engenharia e construção, o qual recentemente vem sendo objeto dos mais diversos questionamentos e críticas. Por meio de um estudo de caso para uma operação de financiamento às exportações de serviços de engenharia contratada pelo BNDES, propõe-se contribuir para essa discussão ao explicitar e detalhar o papel que o banco exerce como parte desse Sistema.
Palavras-chave: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Brasil)
Comércio exterior
Crédito à exportação
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1301
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JPBCastilho.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.