Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13111
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Análise das ações de responsabilidade social corporativa nas instituições financeiras e a percepção e a atitude do consumidor universitário na decisão de compra
Author(s)/Inventor(s): Freire, Jossana Bernardi Pimenta
Advisor: Ferreira, Daniela Abrantes
Abstract: Neste trabalho a autora aborda a prática da Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e o comportamento do consumidor universitário. Tema amplamente discutido no Brasil e no mundo, haja vista a tendência das organizações contemporâneas de mudança no foco de seus resultados, fazendo com que o bem estar de seus colaboradores e parceiros sobreponha-se à teoria da maximização dos lucros. Como introdução, apresenta as origens do processo da RSC e sua evolução, no cenário mundial e no Brasil. Nesse contexto, apresenta, também, detalhes quanto à metodologia empregada para realização das pesquisas contidas neste estudo. Em seguida, expõe os aspectos históricos e as considerações, de caráter geral, sobre a gênese da RSC, discorrendo sobre o pensamento de diferentes autores, notadamente reconhecidos como expertos do assunto, bem como sobre experiências de aplicação da RSC no Brasil. Prossegue, listando o papel das empresas quanto à prática da RSC, com foco nas instituições financeiras nacionais. Em seguida, aborda o comportamento de compra do consumidor e a influência da RSC sobre ele e, além disso, aborda aspectos referentes ao valor percebido. Mais adiante, discorre sobre pesquisa de campo realizada, com o intuito de descobrir o quanto o consumidor universitário entende sobre a RSC e de identificar se o assunto influência a sua decisão de compra. Em conclusão, a autora, destaca que as práticas de RSC ainda não interferem, significativamente, na decisão de compra do universo pesquisado.
Keywords: Comportamento do consumidor
Responsabilidade social corporativa
Finanças
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Production unit: Faculdade de Administração e Ciências Contábeis
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2009
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jossana_final.pdf231.15 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.