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dc.contributor.advisorCunha, Armando Lucas Cherem da-
dc.contributor.authorBonoso, Clara Castanha-
dc.date.accessioned2020-11-18T19:12:51Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:16Z-
dc.date.issued2020-10-05-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13383-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectÓleo lubrificantept_BR
dc.subjectAnálise térmicapt_BR
dc.subjectPirólisept_BR
dc.subjectTermogravimetriapt_BR
dc.titleCaracterização por análise térmica de óleo lubrificante de motor a diesel e a gasolina e avaliação do seu potencial de reaproveitamento por pirólisept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4011248402829445pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0760709870254975pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Azevedo, Érica de Melo-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3779431697800774pt_BR
dc.contributor.referee1Viana, Marcelo Mendes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2879216880730517pt_BR
dc.contributor.referee2Menezes, João Paulo da Silva Queiroz-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3376637310758119pt_BR
dc.description.resumoO óleo lubrificante é obtido a partir da mistura do óleo básico com os aditivos necessários para o tipo de aplicação. Atualmente a lubrificação é fator decisivo no poder de competitividade, proporcionando melhorias no desempenho dos equipamentos. Os óleos coletados para reprocessamento ou descarte geralmente contém vários tipos de produtos, além de fuligem, lodo, água, sais e sujeira como contaminantes insolúveis e resíduos de combustível, material oxidado e resíduos de aditivos como material dissolvido. Entre as tecnologias disponíveis e adequadas no mercado, o tratamento térmico por pirólise recebe destaque por favorecer o reaproveitamento da matéria-prima como uma fonte de energia ou uma base para obtenção de produtos químicos úteis em vários segmentos industriais. Por isso, o objetivo desse trabalho é caracterizar amostras de óleos lubrificantes usados de duas aplicações e óleos básicos diferentes, uma em motor diesel e base mineral e outra em motor a gasolina e base sintética, usando como referência as amostras dos óleos novos e verificar seus potenciais de reaproveitamento por pirólise. Para isso, foram realizados estudos de caracterização dos óleos por Termogravimetria (TG), Termogravimetria Derivada (DTG), Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC), além do espectro de infravermelho e do estudo cinético da pirólise dos mesmos. A pirólise do óleo lubrificante analisada por termogravimetria indicou a ocorrência de 2 etapas de perda de massa, que estão associadas a volatilização da água e dos compostos orgânicos leves (1ª etapa) e ao craqueamento térmico dos compostos orgânicos mais pesados (2ª etapa). A energia de ativação da pirólise do óleo novo de base sintética corresponde a uma média de 111,3 kJ.mol-1, sendo maior que a do óleo novo de base mineral (73,4 kJ.mol-1) devido a sua composição química. Para concluir, os óleos usados de base mineral (66,6 kJ.mol-1) e sintética (86,4 kJ.mol-1) apresentaram uma energia de ativação média mais baixa que a dos respectivos óleos novos em virtude da presença de fuligem, de compostos sulfatados, oxigenados e da diluição por combustível. A presença desses compostos pode ser comprovada na sobreposição dos espectros de infravermelho do óleo novo e do respectivo óleo usado.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA QUIMICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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