Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1359
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: A espetacularização das eleições contemporâneas na campanha presidencial de Mauricio Macri
Autor(es)/Inventor(es): Santos, Allan Carlos dos
Orientador: Serpa, Marcelo Helvecio Navarro
Resumo: Analisa o fenômeno da espetacularização nas eleições contemporâneas, trazendo o debate para a campanha de Mauricio Macri nas eleições presidenciais argentinas de 2015. Partimos da hipótese de que o discurso político está sendo desvalorizado e que o processo eleitoral contemporâneo passou a ser regido pelo discurso publicitário, imagético e sedutor. Para verificar se a espetacularização seria uma analogia ao se falar das leis gerais da representação do poder político-eleitoral ou meramente a configuração de alguns casos isolados e específicos, procuramos identificar os artifícios comunicacionais utilizados pelo candidato, as suas estratégias discursivas, além do seu comportamento diante das ações dos concorrentes políticos e dos diversos acontecimentos durante a campanha. Questiona-se: para ganhar o voto dos eleitores argentinos em 2015 a campanha eleitoral de Mauricio Macri teve que necessariamente ser modelada pela ótica da espetacularização e da comunicação publicitária? De que maneira o espetáculo se impõe como uma estratégia da campanha presidencial de Mauricio Macri na Argentina em 2015?
Palavras-chave: Marketing político
Propaganda eleitoral
Campanha eleitoral
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 28-Jul-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: SANTOS, Allan Carlos dos. A espetacularização das eleições contemporâneas na campanha presidencial de Mauricio Macri. 2016. 85 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1359
Aparece nas coleções:Comunicação - Publicidade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ASANTOS.pdf3,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.