Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1362
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Guerra e paz: uma abordagem dos conflitos nas histórias em quadrinhos
Autor(es)/Inventor(es): Candido, Bruna Gama
Orientador: Strozenberg, Ilana
Resumo: Análise da abordagem da guerra e dos conflitos urbanos nas histórias em quadrinhos. Apesar de sua imensa popularidade e grande influência na cultura popular da atualidade, as histórias em quadrinhos (HQs) permanecem como uma das mídias menos analisadas nos meios acadêmicos. Esta monografia tem por objetivo analisar a presença das guerras e conflitos urbanos no referido meio, por meio de dois estudos de caso: Batman – O Cavaleiro das Trevas, HQ americana de 1986 que trata de caos urbano e guerra fria, e Gen, obra japonesa de 1973, que narra a saga de um sobrevivente da hecatombe nuclear de Hiroshima. Através desses exemplos, procura-se determinar o contexto em que são produzidos os quadrinhos que têm os conflitos como tema, a fim de estabelecer uma relação entre a conjuntura social e política de um país e sua produção quadrinhística.
Palavras-chave: Quadrinhos
Conflitos urbanos
Batman
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jul-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: CANDIDO, Bruna Gama. Guerra e paz: uma abordagem dos conflitos nas histórias em quadrinhos. 2005. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1362
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BCandido.pdf2,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.