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Type: Tese
Title: Eficiência energética e energia solar fotovoltaica em prédios públicos no setor de educação no nordeste do Brasil: o caso da expansão do IFRN
Other Titles: Energy efficiency and photovoltaic solar energy in public buildings in the education sector in northeast Brazil: the case of IFRN expansion
Author(s)/Inventor(s): Lima, Gabriel Constantino de
Advisor: Freitas, Marcos Aurélio Vasconcelos
Co-advisor: Silva, Neilton Fidelis da
Abstract: O aquecimento global representa, na atualidade, um dos mais complexos problemas enfrentados pela sociedade em âmbito global. Em 2016, a geração de eletricidade e aquecimento foi a responsável pela maior parcela das emissões globais de Gases de Efeito Estufa (GEE), com 42% do total. Esta pesquisa teve o objetivo de Avaliar a Eficiência Energética, a luz da sustentabilidade, em termos de redução de demanda de energia e adoção de Geração Distribuída (GD) e, por consequência, a mitigação de GEE, em instituições de ensino, tendo a expansão do IFRN como estudo de caso. Foi realizada uma simulação energética usando o regulamento do (RTQ-C) em uma amostra dos campi do IFRN. Com relação a GD, foi realizado uma Avalição do Ciclo de Vida de 10 usinas fotovoltaicas, com 1,1 MWp instalados, e 2 anos em operação. Os campi foram classificados de acordo com a Etiqueta de Eficiência energética (ENCE). Nas usinas. foram calculados o Energy PayBack Time, a Green House Gas Emission Rate (GHGerate) e o Emission PayBack Time. Ficou demonstrado a grande influência nos resultados das características da matriz elétrica do local onde os sistemas FV foram fabricados. Foi possível constatar a redução do consumo de energia para as edificações melhor classificadas na ENCE. Nos países em que a matriz elétrica conta com grande participação de fontes renováveis, como é o caso do Brasil, o incentivo ao uso de sistemas FV fabricados em nações cuja matriz elétrica registra altos fatores de emissão, necessita ser bem avaliado quanto ao impacto nas concentrações GEE e promoção do Desenvolvimento Sustentável.
Abstract: The global warming is today the most complex problems facing society at a global level. In 2016, electricity and heating generation accounted for most of the global emissions of greenhouse gases (GHG), with 42% of the total. This research had the effect of an Energy Efficiency, a light of sustainability, in terms of reduced energy demand and a Distributed Generation (GD) application and, consequently, GHG mitigation, in educational institutions, having expansion of the IFRN as a case study. An energy simulation was performed in a sample of the IFRN campus, having as reference the Regulation (RTQ-C). Regarding GD, a Life Cycle Assessment of 10 photovoltaic plants was carried out, with 1.1 MWp installed, and 2 years in operation. From the energy simulation performed, the campus were classified according to the Energy Efficiency Label (ENCE). Energy Pay-Back Time, Green House Gas Emission Rate (GHGe-rate) and Emission Pay-Back Time were. It was demonstrated the great influence in the results of the electrical matrix characteristics of the place where the PV systems were manufactured. It was possible to verify the reduction of the energy consumption for the buildings better classified in ENCE. In countries where the electricity matrix has a large share of renewable sources, such as Brazil, the incentive to use PV systems manufactured in nations whose electrical matrix registers high emission factors needs to be well evaluated for the impact on concentrations GHG and the promotion of Sustainable Development.
Keywords: Eficiência energética
Edificações públicas
Avaliação de ciclo de vida
Sistema fotovoltaico
Subject CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Program: Programa de Pós-Graduação em Planejamento Energético
Production unit: Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: May-2019
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Planejamento Energético

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