Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13714
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCunha, Armando Lucas Cherem da-
dc.contributor.authorGagliano, Carolline Ayeska Silverio-
dc.contributor.authorSilva, Matheus Leite da-
dc.date.accessioned2021-02-11T17:55:06Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:26Z-
dc.date.issued2020-12-10-
dc.identifier.citationGAGLIANO, Carolline Ayeska Silverio; SILVA, Matheus Leite da. Análise do ensino da Escola de Química perante as mudanças de habilidades e competências do mercado de trabalho. 2020. 221 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Química, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13714-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMetodologias de ensinopt_BR
dc.subjectRelação professor-alunopt_BR
dc.titleAnálise do ensino da Escola de Química perante as mudanças de habilidades e competências do mercado de trabalhopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4011248402829445pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Silva, Luiz Fernando Lopes Rodrigues-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4036968817705651pt_BR
dc.contributor.referee1Fonseca, Fabiana Valéria da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8778107230566167pt_BR
dc.contributor.referee2Salgado, Andréa Medeiros-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1353564323118058pt_BR
dc.description.resumoO mundo está passando por mais um momento de intensa transformação, conhecida como a quarta revolução industrial, que irá alterar profundamente a forma como nos comunicamos, trabalhamos, aprendemos, ensinamos e vivemos, do mesmo modo que ocorreu em revoluções anteriores. Assim, deve-se pensar de forma crítica a fim de promover um avanço coletivo e evitar potenciais problemas sociais. Nesse sentido, o surgimento de diferentes metodologias de ensino, que propõem novas formas de enxergar a relação professor-aluno, é uma das ações que visa potencializar o desenvolvimento de habilidades e conhecimentos em um mundo cada vez mais conectado e ágil. A Escola de Química, como um centro de referência na formação de engenheiros e químicos industriais, também deve atualizar sua forma de ensino para acompanhar essas transições. Para isso, os alunos, juntos aos professores e estudiosos, devem estar no centro da discussão das melhorias a serem feitas objetivando a construção coletiva de um ensino mais forte. Como uma proposta inicial nesse movimento, uma pesquisa foi feita tanto com alunos, quanto com professores, para entender a visão atual dos mesmos sobre ensino, tecnologia e mercado de trabalho, além de identificar pontos positivos e pontos a serem melhorados na Escola de Química. A pesquisa contou com 270 respostas de alunos atuais, 60 formados e 35 professores da Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nos resultados, de modo geral, a percepção dos alunos é altamente influenciada pelo tempo que estão em seus cursos e é bastante divergente da visão dos professores em relação à metodologia de ensino, desenvolvimento de habilidades comportamentais, preparo para o mercado de trabalho e instrução no começo da faculdade sobre habilidades a serem desenvolvidas, evidenciando o grande distanciamento professor-aluno atual. Existem muitos pontos de melhoria sugeridos por professores e alunos, bem como diversas propostas ao final do trabalho. Por fim, foram apontadas algumas sugestões para trabalhos futuros com o intuito de aprofundar o tema abordado e contribuir para a atualização e fortalecimento do ensino da Escola de Química.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Engenharia Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MLSilva.pdf4.28 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.