Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1375
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: O futebol no jornalismo esportivo: o papel da mídia impressa na criação dos ídolos de massa
Autor(es)/Inventor(es): Guimarães, Fernanda Couto
Orientador: Schleder, Maurício
Resumo: Demonstra como o futebol se insere no jornalismo esportivo. Seus enfoques são o processo de criação dos ídolos e a influência da mídia no comportamento do torcedor. O trabalho trata também de apresentar a abordagem geral do esporte no jornalismo impresso. O principal objetivo é trazer à tona uma reflexão sobre a ausência de espontaneidade neste processo e revelar a máquina que funciona por trás do futebol. Com um estudo de caso sobre o jogador Edmundo, o projeto aborda o papel do jornalismo esportivo como tribunal de julgamento. O projeto foi desenvolvido a partir da análise dos jornais O Globo, Jornal do Brasil, Folha de São Paulo, O Estado de São Paulo, Folha da Tarde, A Gazeta Esportiva e Jornal da Tarde nos períodos de janeiro a junho de 2005 e de março de 1992 a setembro de 1996. Observação empírica e bibliografia indicada serviram como base para sustentar os conceitos discutidos.
Palavras-chave: Fubebol
Jornalismo esportivo
Ídolos
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 7-Jul-2005
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: Guimarães, Fernanda Couto. O futebol no jornalismo esportivo: o papel da mídia impressa na criação dos ídolos de massa. 2005. 68 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1375
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FGuimarães.pdf440,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.