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dc.contributor.advisorRibeiro, Glaydston Mattos-
dc.contributor.authorFontoura, Wlisses Bonelá-
dc.date.accessioned2021-02-19T15:41:18Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:27Z-
dc.date.issued2019-02-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13762-
dc.description.abstractTransportation planning is necessary to meet the demand of a given region considering the dimensions of urban space and the complexity of the activities developed on it. In addition to planning, the government intervention through policies to provide an adequate flow of people and goods to meet population demand is also important. In Brazil, the Brazilian Urban Mobility Policy (BUMP) aims to integrate different modes of transportation and improve accessibility and mobility in urban space. Thus, this study presents a decision support model, using System Dynamics as a modeling and simulation tool, to evaluate the impacts of BUMP implementation, focusing on environmental, economic and traffic variables. In order to verify the applicability of the proposed model, a case study was carried out in the city of Rio de Janeiro. The results indicate the importance of encouraging non-motorized trips and the reduction of the number of trips performed by individual vehicles. Besides that, there is a need to apply the Transportation Demand Management strategies to reduce negative transport externalities and, consequently, to increase the efficiency of the urban transport system.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPlanejamento de transportespt_BR
dc.subjectPolítica nacional de mobilidade urbanapt_BR
dc.subjectDinâmica de sistemaspt_BR
dc.titleUma estrutura para avaliar os impactos dinâmicos da política nacional de mobilidade urbana em sistemas socioeconômicos de transportept_BR
dc.title.alternativeA framework for evaluating the dynamic impacts of the Brazilian urban mobility policy for transportation socieconomic systemspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5401369683892150pt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7749117654182776pt_BR
dc.contributor.referee1Portugal, Licinio da Silva-
dc.contributor.referee2Chavez, Gisele de Lorena Diniz-
dc.description.resumoO planejamento de transportes é necessário para que se atenda a demanda de uma determinada região considerando as dimensões do espaço urbano e a complexidade das atividades nele desenvolvidas. Além do planejamento, destaca-se a importância da intervenção dos governos por meio de políticas para proporcionar um fluxo adequado de pessoas e de bens de modo que atenda a demanda da população. Neste contexto, a Política Nacional de Mobilidade Urbana (PNMU) objetiva a integração entre os diferentes modos de transporte e a melhoria da acessibilidade e da mobilidade no espaço urbano. Sendo assim, este trabalho apresenta um modelo de apoio a decisão, utilizando o método da Dinâmica de Sistemas como ferramenta de modelagem e simulação, para avaliar os impactos da implementação da PNMU, com foco nas variáveis ambientais, econômicas e de tráfego. Com o intuito de verificar a aplicabilidade do modelo proposto, foi realizado um estudo de caso na cidade do Rio de Janeiro. Os resultados apontam a importância do incentivo a viagens não motorizadas e, também, a redução do número de viagens realizadas por veículos individuais. Além disso, observa-se a necessidade de aplicar as estratégias da Gestão da Mobilidade para reduzir as externalidades negativas do transporte e, consequentemente, aumentar a eficiência do sistema de transporte urbano.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenhariapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Transportespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTESpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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