Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1379
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Um olhar comparativo sobre sistemas nacionais de inovação e cadeias globais de valor com foco na superação da condição de subdesenvolvimento
Autor(es)/Inventor(es): Iachan, Luisa
Orientador: Cassiolato, José Eduardo
Resumo: Análise do entendimento sobre o processo de desenvolvimento e suas implicações de políticas para os países emergentes, tendo como base os marcos teóricos de Cadeias Globais de Valor e de Sistemas Nacionais de Inovação. A abordagem centrada em Sistemas Nacionais de Inovação sugere que o desenvolvimento de uma nação resulta do uso de conhecimentos e tecnologias endógenos, destacando o papel central da inovação e da interatividade. A partir desse ponto de vista, é fundamental levar em consideração as especificidades socioeconômicas para a elaboração de transformações estruturais. No marco teórico de Cadeias Globais de Valor, por outro lado, o enfoque está no aprendizado que as firmas de países emergentes podem adquirir ao se inserirem em processos produtivos fragmentados e dispersos pelo mundo, possibilitando sua transição para atividades de maior valor agregado, de modo a permitir que o país se aproprie de mais riquezas. Buscando destacar o papel do fortalecimento de sistemas nacionais de inovação para o processo de desenvolvimento de países emergentes no contexto de uma economia mundial cada vez mais dominada por cadeias globais, são analisados os pontos de interação e de divergência entre as duas abordagens. Sugere-se que a inserção em cadeias globais, através do estabelecimento de relações de dependência, muitas vezes atua de modo a reforçar condições periféricas. Adicionalmente, chama-se atenção para as barreiras que as firmas dos países em desenvolvimento podem enfrentar ao tentarem melhorar seu posicionamento nas cadeias globais. Por fim, caso esse upgrading seja efetivamente alcançado, questionam-se seus efeitos sociais e econômicos a nível nacional.
Palavras-chave: Cadeias Globais de Valor
Sistema Nacional de Inovação
Países em desenvolvimento
Subdesenvolvimento
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Departamento: Instituto de Economia
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: Abr-2016
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/11422/1379
Aparece nas coleções:Ciências Econômicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LIachan.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.