Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13872
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Avaliação no período remoto: propostas para alunos iniciantes de português para estrangeiros
Author(s)/Inventor(s): Pacheco, Valquíria Fasano
Advisor: Duarte, Andrea Lima Belfort
Co-advisor: Uflacker, Cristina Marques
Abstract: Considerando que a pandemia do novo Coronavírus (COVID-19) aconteceu de forma abrupta, a esfera da educação precisou passar, repentinamente, por um processo de adaptação do ensino, deixando de ser ofertado na modalidade presencial e passando para a modalidade remota. Diante desse panorama, o Curso de Línguas Aberto à Comunidade (CLAC), projeto de extensão da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) foi uma das atividades da instituição que passou por essa adaptação. Muito mais do que apenas a alteração do formato das aulas, foi preciso pensar em novas estratégias e condições para que o processo de ensino-aprendizagem tivesse bons resultados e fosse positivo tanto para os professores quanto para os alunos. Dentre as mudanças promovidas nos cursos, está incluída a questão da avaliação, objeto de estudo deste trabalho. Assim, o objetivo desta pesquisa foi descrever o processo de elaboração de duas avaliações, oral e escrita, na modalidade online para a turma de iniciantes do curso de Português para Estrangeiros do CLAC durante o período remoto do ano de 2020. A natureza metodológica da nossa pesquisa é de base qualitativa e o nosso corpus foi composto por duas das seis propostas de avaliação realizadas pelos alunos no decorrer do período. Como resultados, apresentamos as propostas de avaliação que revelam a coerência entre a abordagem do curso, o desenvolvimento das habilidades de uso da linguagem trabalhadas no ensino e as ferramentas utilizadas para a avaliação online. Destacamos, ainda, que tanto o tema selecionado quanto os gêneros textuais abordados nas avaliações buscaram aproximar as culturas brasileira e a de origem dos aprendizes, visando promover a reflexão intercultural no processo de aprendizagem.
Keywords: Língua portuguesa
Ensino de língua estrangeira
Educação a distância
Subject CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Production unit: Faculdade de Letras
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Appears in Collections:Letras - Literaturas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VFPacheco.pdf784.81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.