Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/13885
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Sistema prisional, Estado de Coisas Inconstitucional e o debate no STF acerca da ADPF 347: uma possível solução para o sistema carcerário brasileiro.
Author(s)/Inventor(s): Civale, Lucas Frecheiras
Advisor: Bonizatto, Luigi
Abstract: A presente monografia trata de uma questão de “Direito Constitucional” relativa à violação dos direitos humanos das pessoas encarceradas no sistema prisional brasileiro e o respectivo estabelecimento do “Estado de Coisas Inconstitucional” (ECI) determinado pela posição do STF diante da ADPF de no 347/DF. Perguntamo-nos se essa técnica jurídica pode vir a resolver os problemas de violação dos direitos humanos no sistema prisional, já que um dos questionamentos sobre esse assunto é a chamada “sentença estrutural”, que envolve uma atuação conjunta dos três poderes. Essa é a pergunta que pretendemos dar uma resposta plausível. Essa investigação é de suma importância, não só porque pretendemos analisar a situação factual do cenário prisional brasileiro, mas também porque queremos contribuir para o delineamento do conceito do ECI, a fim de ajudar na minimização dos efeitos de sua declaração. O instituto do ECI pode ser importante para o Brasil tentar reverter o quadro de violação massiva e contínua dos direitos humanos das pessoas encarceradas. Apostamos que o reconhecimento de um ECI, por meio da sentença estrutural, pode resultar na mudança do cenário carcerário e numa mudança social mais positiva ao longo prazo.
Keywords: Dignidade
Encarcerado
Direitos
Constituição
Dignity
Imprisoned
Rights
Constitution
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO PENAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CIVALE, Lucas Frecheiras. Sistema prisional, Estado de Coisas Inconstitucional e o debate no STF acerca da ADPF 347: uma possível solução para o sistema carcerário brasileiro. 2020. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LFCivale.pdf272.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.