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dc.contributor.advisorTávora, Maria Luisa Luz-
dc.contributor.authorVieira, Thainá Nunes-
dc.date.accessioned2021-03-24T19:17:02Z-
dc.date.available2023-12-21T03:00:42Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationVIEIRA, Thainá Nunes. Aproximações estéticas da obra “Retirantes” de Portinari com questões da xilogravura expressionista brasileira das décadas de 1940-1950. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História da Arte) - Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/13938-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRetirantespt_BR
dc.subjectPortinaript_BR
dc.subjectPintura modernapt_BR
dc.subjectXilogravurapt_BR
dc.subjectTemática socialpt_BR
dc.titleAproximações estéticas da obra “Retirantes” de Portinari com questões da xilogravura expressionista brasileira das décadas de 1940-1950pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1475064160854139pt_BR
dc.description.resumoAncorado na representação dos retirantes nordestinos apresentada no quadro Retirantes de 1944, da série Os Retirantes de Cândido Portinari, o presente trabalho se baseia nas relações entre as soluções estéticas aplicadas na pintura e a xilogravura expressionista brasileira. Essa relação é discutida após contextualização das preocupações sociais das décadas de 1930 a 1940, que abarcam a obra em questão e da importante aparição da figura do intelectual Graciliano Ramos na tentativa de construção da imagem do migrante nordestino para o pintor. Em sequência, um breve histórico sobre períodos pontuais da seca na região Nordeste, as implicações da mesma no trabalho do jovem pintor e análise da obra Retirantes. Encerram as discussões as relações mais aproximadas da estética da xilogravura como ferramenta para a narrativa e a reunião de três nomes de artistas gravadores: Lívio Abramo Renina Katz e Francisco Stockinger, que produziram obras de temática semelhante, usadas como peças de articulação e comparação para leitura do quadro de Portinari.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEscola de Belas Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::FUNDAMENTOS E CRITICA DAS ARTES::HISTORIA DA ARTEpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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