Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/1395
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: A comunicação interna em processos de fusão e aquisição: o caso Oi e Brasil Telecom
Author(s)/Inventor(s): Oliveira, Fernanda Xavier de
Advisor: Gomes, Nilo Sergio Silva
Abstract: Em um ambiente de mercado cada vez mais volátil, processos de fusão e aquisição tornaram-se uma tendência das empresas em busca de liderança e sucesso no mundo moderno. Todavia, grande parte dessas operações é mal sucedida, sendo o choque entre as culturas organizacionais envolvidas um dos fatores determinantes para tal insucesso. Diante disso, as empresas vêm desenvolvendo iniciativas de comunicação interna focadas no respeito e atenção aos funcionários e no acompanhamento de seus comportamentos. O objetivo do presente trabalho é, portanto, compreender como a comunicação interna deve ser conduzida em processos de mudança. Para tanto, além de referências à literatura sobre o tema, fez-se uso do caso da compra da Brasil Telecom pela Oi. Através da análise das peças de comunicação interna criadas durante o período pós-transação, conclui-se que uma comunicação interna de mão dupla, presente, continuada e estruturada é indispensável para a uma transição sadia e bem sucedida. Viu-se que há infinitas formas criativas de se explorar mensagens, ações e veículos de acordo com o perfil e os objetivos de cada organização.
Keywords: Comunicação
Fusões e aquisições
Mudança organizacional
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::RELACOES PUBLICAS E PROPAGANDA
Production unit: Escola de Comunicação
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 13-Jul-2011
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: OLIVEIRA, Fernanda Xavier de. A comunicação interna em processos de fusão e aquisição: o caso Oi e Brasil Telecom. 2011. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Publicidade e Propaganda) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.
Appears in Collections:Comunicação - Publicidade

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FXOliveira.pdf1.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.