Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1408
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Meia hora de notícias: um jornal em afinidade com seu público
Autor(es)/Inventor(es): Ellwanger, Tiana Maciel
Orientador: Martins, Joaquim Welley
Resumo: Apresenta um panorama do jornalismo popular, sob o ponto de vista do público a que esse tipo de imprensa se destina. O estudo de caso foi o jornal carioca Meia Hora de Notícias. A partir da discussão de conceitos levantados por análises teóricas sobre esse tipo de imprensa, da abordagem histórica, de referências de jornais do exterior e pesquisas de opinião sobre o jornal Meia Hora, demonstra-se como o jornalismo popular, em particular o Meia Hora, atende a interesses e expectativas dos seus leitores concentrados nas classes sociais C e D. O trabalha visa desvendar as fórmulas editoriais, gráficas e estratégicas para que esse público seja conquistado, tendo como contexto, as mudanças sociais, econômicas e históricas da cidade do Rio de Janeiro, o mercado de jornalismo impresso na cidade e no Estado do Rio e as estratégias das empresas que atuam nesse ramo.
Palavras-chave: Jornal Meia Hora
Publico
Leitores
Jornalismo popular
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 29-Jun-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: ELLWANGER, Tiana Maciel. Meia hora de notícias: um jornal em afinidade com seu público. 2006. 176 f. (Monografia. Escola de Comunicação Social, habilitação Jornalismo). Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1408
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TEllwanger.pdf1,85 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.