Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14092
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: O inquérito 4781/DF enquanto política pública de combate às fakenews contra o STF: uma análise com base em John Rawls e John Kingdon
Author(s)/Inventor(s): Guimarães, Leonardo da Costa
Advisor: Pinto, Igor Alves
Abstract: A disseminação de notícias falsas (fake news) por meio de redes sociais contra instituições do Estado, como o Supremo Tribunal Federal, é um fenômeno atual e de interesse do direito e da ciência política. Diante do tensionamento do diálogo entre o Ministério Público Federal e o STF com a instauração do inquérito 4781/DF, conhecido como inquérito das fake news, instaurado no STF em 2019, este trabalho busca apresentar uma análise teórica das razões das decisões da Suprema Côrte que implementam políticas públicas com base nos autores John Rawls e John Kingdon. O tensionamento institucional entre o STF e o MPF se evidencia com a instauração do inquérito e ao longo das decisões da Ação de Descumprimento de Preceito Fundamental 572 que julga a constitucionalidade da portaria que instaurou o inquérito. O instituto da Razão Pública é indicado por Rawls como a única razão de uma côrte constitucional, o que não se visualiza ao longo da ADPF 572 e abre margens para outras razões motivadoras das decisões do STF em especial a partir da Teoria dos Múltiplos Fluxos de Kingdon.
Keywords: Inquérito 4781
Fake News
ADPF 572
Razão Pública
Múltiplos Fluxos
John Kingdon
John Rawls
Inquiry 4781
Public Reason
Multiple Streams
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO CONSTITUCIONAL
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: GUIMARÃES, Leonardo da Costa. O inquérito 4781/DF enquanto política pública de combate às fakenews contra o STF: uma análise com base em John Rawls e John Kingdon. 2020. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) - Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LCGuimarães.pdf361.37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.