Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14142
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPereira, José Augusto Adler-
dc.contributor.authorHenriques, Melissa Vianna-
dc.date.accessioned2021-04-13T13:52:25Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationHENRIQUES, Melissa Vianna. A importância da integração entre a teoria e a prática no ensino de microbiologia: uma abordagem no ensino médio. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14142-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.rights.uriAn error occurred getting the license - uri.*
dc.subjectMicrobiologiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectInquéritos e questionáriospt_BR
dc.subjectMicrobiologyen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectTeaching materialsen
dc.subjectSurveys and questionnaireen
dc.titleA importância da integração entre a teoria e a prática no ensino de microbiologia: uma abordagem no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4615388062321214pt_BR
dc.contributor.advisorCo1Binatti, Vanessa Batista-
dc.contributor.advisorCo1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0150106522764155pt_BR
dc.description.resumoA microbiologia é o ramo da biologia que se dedica ao estudo dos micro-organismos. Essa ciência inclui um grupo grande e diversificado de organismos como os seres procariontes (bactérias, cianobactérias e as arquibactérias); alguns eucariotos (algas unicelulares, fungos e protozoários) e estruturas de natureza acelular como os vírus, viróides e príons. O ensino da Microbiologia Básica é essencial para nos tornarmos cidadãos mais conscientes no nosso cotidiano, pois esta área está intimamente relacionada à nossa saúde e ao funcionamento do meio ambiente. Mas, devido à complexidade desta temática e a natureza diminuta desses organismos, a Microbiologia costuma ser abordada nas escolas de forma predominantemente teórica, tanto no Ensino Fundamental quanto no Ensino Médio. Desta forma, não há possibilidade de Alfabetização Científica, o que dificulta o aprendizado do aluno. A educação em Ciências/Biologia depende essencialmente da integração entre a teoria e a prática para uma melhor percepção, construção e aprendizagem dos conteúdos destas disciplinas. E o mesmo se aplica à Microbiologia, onde esta integração permite aos estudantes compreender a importância dos micro-organismos para suas vidas. Logo, surge a crescente necessidade de elaboração de novas metodologias alternativas eficazes para auxiliar os docentes na elaboração de aulas mais dinâmicas e interessantes, especialmente no ensino da Microbiologia. O presente trabalho tem por objetivo analisar as concepções que os educandos apresentam sobre Microbiologia, trabalhando esta temática através de uma proposta pedagógica baseada em atividades práticas de baixo custo e materiais de fácil acesso. Visando alcançar estes objetivos, foi aplicada uma pesquisa qualitativa entre duas turmas, uma de 1º ano e a outra de 2º ano do Ensino Médio para avaliação do conhecimento prévio destes. Em seguida, foram realizadas aulas práticas utilizando o recurso didático preparado. Verificou-se a prevalência do desconhecimento dos benefícios dos micro-organismos, sendo estes apontados frequentemente como agentes causadores de doenças nas duas turmas. E como a escola e a mídia influenciam diretamente na construção desse conhecimento. Além disso, as aulas práticas com materiais alternativos e de baixo custo permitiram viabilizar o aprendizado prático e contribuir positivamente para a melhoria do ensino-aprendizado de Microbiologia dos estudantes participantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::MICROBIOLOGIApt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MVHenriques.pdf2.74 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.