Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14183
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorRosse, Cássio Gomes-
dc.contributor.authorLima, Carlos José Evangelista-
dc.date.accessioned2021-05-03T13:56:43Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:41Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationLima, Carlos José Evangelista. Osmose Jones: proposta alternativa para o ensino de ciências biológicas. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14183-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectDesenho animadopt_BR
dc.subjectMateriais de ensinopt_BR
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectCartoonsen
dc.subjectTeaching materialsen
dc.titleOsmose Jones: proposta alternativa para o ensino de ciências biológicaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7632496657041183pt_BR
dc.description.resumoO sistema educacional brasileiro encontra-se em um estado caótico. São diversos fatores que podem ser citados para que favoreçam esta situação: desvalorização do corpo docente, marginalização do ensino, falta de investimento na educação, dentre outros. Entretanto o futuro do Brasil depende exclusivamente da Educação. Visando uma transformação do sistema educacional, este trabalho surge com uma proposta para os professores de ciências e de biologia para inserirem recursos didático-pedagógicos em suas práticas em sala de aula, com o intuito de os mesmos motivarem e cativarem o corpo discente. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica onde pode ser constatado que o professor deve atuar como um mediador entre o conhecimento e o aluno. Desta forma, o aluno passa a ser autor de seu próprio conhecimento. Para tal feito, o docente pode recorrer a algumas estratégias de ensino. Neste trabalho monográfico optou-se pela utilização de filme e de mapa conceitual como recursos didático-pedagógicos. Como objetivo geral, o autor deste trabalho fez a análise da inserção de recursos didático-pedagógicos nas aulas de ciências e de biologia. Verificou-se, tendo como objetivos específicos, a utilização de mapas conceituais e a inserção do filme Osmose Jones auxiliam o professor em sua prática em sala de aula. Para que este trabalho fosse executado foi necessário um planejamento adequado por parte do autor. O mesmo planejou uma atividade, que foi dividida em quatro etapas, executada em uma escola pública no município do Rio de Janeiro para uma turma de 6° ano do Ensino fundamental. A atividade foi avaliada da seguinte maneira: elaboração de mapas conceituais por parte dos alunos, os mesmos responderam a um questionário e também a duas questões em uma prova que foi aplicada pelo professor regente da turma. Como resultados, o autor pode verificar que a inserção de tais recursos auxilia o professor em sua prática docente e motiva os alunos na busca do conhecimento, uma vez que foge do tradicional método de ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CJELima.pdf640.13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.