Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/11422/1433
Tipo: Trabalho de conclusão de graduação
Título: Uso de portais como ferramenta para a comunicação institucional e o caso FIOCRUZ
Autor(es)/Inventor(es): Loureiro, Érica de Castro
Orientador: Welley, Joaquim
Coorientador: Castro, Paulo César
Resumo: Aborda o processo de escolha e implementação de portais em instituições, evidenciando conceitos e etapas prévias à adoção do uso da ferramenta, analisando ainda, ao final, o caso do portal de uma grande instituição pública nacional. O objetivo do trabalho foi destacar as possibilidades que a adoção da ferramenta descrita possibilita ao pleno desenvolvimento do trabalho dentro de uma grande instituição, de forma estratégica e integrada. A metodologia foi a revisão bibliográfica sobre o tema, com o objetivo de construir uma base mais teórica que pudesse servir de suporte para uma possível ação prática, auxiliando principalmente o profissional de comunicação social, mas sendo também esclarecedor para pessoas de outras competências que se interessem pelo tema. Para a abordagem de caso, conta com a aplicação de entrevistas, observação prática e direta e análise de documentos referentes ao tema dentro da instituição escolhida, a Fiocruz. O trabalho chama sempre à responsabilidade do comunicador social a preocupação com as questões de planejamento e implementação eficaz da ferramenta exposta, sem maiores aprofundamentos técnicos, servindo como uma sugestão de guia para a ação desses profissionais, contextualizando e abordando conceitos que devem ser previamente conhecidos. Com a consciência de todas as possibilidades, etapas e conceitos, o trabalho leva à conclusão de que na era atual, onde o conhecimento, seu partilhamento e reaplicação tornaram-se requisitos básicos para o sucesso de instituições, o uso responsável da internet e das múltiplas possibilidades que ela oferece passa a ser mais que uma simples opção, podendo ou não ser adotada sem maiores conseqüências, e sim uma questão de posicionamento estratégico e ativo frente ao mundo em que vivemos.
Palavras-chave: Comunicação
Mídia
Instituição
Assunto CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO::JORNALISMO E EDITORACAO
Departamento: Escola de Comunicação
Editor: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Data de publicação: 23-Jun-2006
País de publicação: Brasil
Idioma da publicação: por
Tipo de acesso: Acesso Aberto
Citação: LOUREIRO, Érica de Castro. Uso de portais como ferramenta para a comunicação institucional e o caso FIOCRUZ. 2006, 92 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Comunicação - Habilitação em Jornalismo) - Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.
URI: http://hdl.handle.net/11422/1433
Aparece nas coleções:Comunicação - Jornalismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÉLOUREIRO.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.