Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14356
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Minha Casa, Minha Vida: aspectos sociais e econômicos
Author(s)/Inventor(s): Camargo, Paulo César Vlasman de
Advisor: Mathias, João Felippe Cury Marinho
Abstract: O objetivo desta monografia é verificar se o programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) obteve êxito em resolver os problemas a que foi proposto, a partir da compreensão das principais motivações por trás da política pública, no contexto no qual foi instaurada, identificando padrões históricos que tendem a se repetir nas políticas deste setor e se houve uma repetição deste ciclo. Para isso, o trabalho busca examinar seus resultados tanto sociais, de diminuir o déficit habitacional existente no Brasil desde a aceleração da urbanização do país na década de 1930, quanto econômicos, de aceleração do crescimento num momento de crise financeira global. Por fim, a partir da análise desenvolvida, será possível concluir a validade da hipótese de que a principal meta do MCMV era realizar uma política econômica anticíclica, e não de reduzir o déficit habitacional no Brasil, o que perpetua o histórico de políticas nacionais de habitação (PNH) não resolverem a situação a qual são propostas.
Keywords: Política habitacional
Políticas públicas
Programa Minha Casa Minha Vida
Aspectos sociais
Aspectos econômicos
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA::ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL::ECONOMIA DOS PROGRAMAS DE BEM-ESTAR SOCIAL
Production unit: Instituto de Economia
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: Apr-2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CAMARGO, Paulo César Vlasman de. Minha Casa, Minha Vida: aspectos sociais e econômicos. 2020. 54 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Econômicas) - Instituto de Economia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Ciências Econômicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PCVCamargo.pdf756.59 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.