Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14388
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAlves, Marcela de Souza-
dc.contributor.authorÁvila, Patrícia da Silva Bernardo Villela de-
dc.date.accessioned2021-05-26T20:28:15Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:50Z-
dc.date.issued2019-11-09-
dc.identifier.citationÁVILA, Patrícia da Silva Bernardo Villela. Abordagem do ensino de seleção natural no sétimo ano do ensino fundamental e a contribuição das histórias em quadrinhos. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14388-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHistória em quadrinhospt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEvoluçãopt_BR
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectComicsen
dc.subjectScience teachingen
dc.subjectEvolutionen
dc.subjectBiologyen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.titleAbordagem do ensino de seleção natural no sétimo ano do ensino fundamental e a contribuição das histórias em quadrinhospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6015830328392716pt_BR
dc.contributor.referee1Ximenes, Elisa Francioli-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5121836264109435pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Tatiana Galdino da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2025657465509826pt_BR
dc.description.resumoA evolução é mencionada por diversos autores como o eixo norteador da biologia, logo, é fundamental que os estudantes tenham compreensão sobre os conceitos desse tema e de seleção natural. O presente trabalho se propôs a buscar alternativas para o aprimoramento do ensino de ciências com a utilização de tirinhas de histórias em quadrinhos e, de modo que seja construída ainda na educação básica, conhecimentos em ciências de forma integrada com os conceitos evolutivos. Para isso, é necessário investigar o conhecimento dos alunos do ensino fundamental sobre evolução e seleção natural, analisar as possíveis dificuldades conceituais e os possíveis obstáculos e assim verificar a contribuição de história em quadrinhos no processo de ensino-aprendizagem. Essa pesquisa traz um questionário fechado como instrumento de coleta de dados, que foi aplicado a três turmas do 7º ano do ensino fundamental, em duas unidades escolares, o Colégio Estadual Professor José Antônio Maia Vinagre, no Município de Barra do Piraí e o Colégio Municipal Getúlio Vargas, no município de Resende, ambas no Estado do Rio de Janeiro. A metodologia utilizada foi um questionário quantitativo, do tipo fechado, com dezesseis perguntas com quatro opções de respostas. A aplicação do questionário ocorreu após as observações das aulas sobre evolução. Os quadrinhos foram lidos e em seguida o questionário foi lido, explicado e aplicado pela estagiária-pesquisadora. Os resultados obtidos em dados numéricos foram convertidos em porcentagem e transformados em gráficos que foram elaborados utilizando o programa GraphPad Prism 8.0. As respostas obtidas no questionário foram separadas em quatro categorias a partir de conceitos trabalhados. Observa-se que entre as unidades escolares houve divergências na compreensão dos conceitos trabalhados, na categoria um, o Colégio Municipal Getúlio Vargas demonstrou melhor compreensão do conceito adaptação. Na categoria dois, ambas unidades escolares demonstraram compreender o conceito evolução, na categoria três, o Colégio Estadual Professor José Antônio Maia Vinagre, demonstrou melhor compreensão sobre Lamarckismo x evolução e na categoria quatro, o Colégio Municipal Getúlio Vargas compreendeu melhor o conceito mutação. Devido as dúvidas conceituais pertinentes a faixa etária dos alunos, nota-se que as histórias em quadrinhos trazem uma motivação que lhes permite melhor compreensão da seleção natural e os conceitos envolvidos, demonstrando que é essencial a abordagem sobre a teoria evolutiva com recursos didáticos, como história em quadrinhos, visto que equívocos conceituais sobre este assunto já se mostram presentes, ainda mais se levarmos em conta que o conteúdo evolução é dado apenas no ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::BIOLOGIA GERALpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Ciências Biológicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
PSBVAvila.pdf1.19 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.