Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14395
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dc.contributor.advisorPaschoalino, Jussara Bueno de Queiroz-
dc.contributor.authorOliveira, Ellen Rezende de-
dc.date.accessioned2021-06-01T00:12:37Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:53Z-
dc.date.issued2020-10-30-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Ellen Rezende de. Implicações de uma gestão participativa na aprendizagem em uma escola pública do Rio de Janeiro. 2020. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14395-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectQualidade totalpt_BR
dc.titleImplicações de uma gestão participativa na aprendizagem em uma escola pública do Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.referee1Arosa, Armando de Castro Cerqueira-
dc.contributor.referee2Gawryszewski, Bruno-
dc.description.resumoEsta pesquisa analisa as implicações de uma gestão participativa em uma Unidade de Ensino. Este estudo parte da hipótese de que a gestão democrática e participativa, prevista nos documentos legais, pode ser exercida na sua concretude em uma escola pública, bem como pode favorecer a aprendizagem. As análises tecidas se sustentaram nos princípios norteadores de uma gestão democrática e nas formas de decisão partilhada dentro do âmbito educacional, especialmente na singularidade de uma instituição pública carioca. Fundamenta-se teoricamente em autores que primam por uma educação de qualidade a partir da gestão participativa, como Dourado; Oliveira e Santos (2007), Cury (2002, 2007, 2008), Souza (2007, 2009), Paro (2016), Paschoalino (2017), Cunha (1991), Veiga (1995), Fonseca (1994), dentre outros. Para este estudo, a metodologia escolhida foi a qualitativa pela possibilidade de compreender uma realidade a partir de vários olhares. O percurso metodológico escolhido foi constituído por análise de documentos, que foram cotejados com os referenciais dos autores relacionados ao tema, a fim de analisar a realidade da escola. Outros instrumentos de pesquisa foram utilizados, a saber, os diários de bordos, elaborados a partir das visitas ao campo de estudo, e entrevistas semiestruturadas realizadas com diferentes segmentos da comunidade escolar local. As análises realizadas possibilitaram compreender a dinâmica de uma escola que se esforçava para ser um diferencial no âmbito da educação. As relações estabelecidas na unidade de ensino pesquisada primavam pela participação coletiva e, sobretudo, pela importância de ouvir o outro.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ADMINISTRACAO EDUCACIONAL::ADMINISTRACAO DE UNIDADES EDUCATIVASpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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