Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14468
Type: Trabalho de conclusão de graduação
Title: Licitação nas estatais: o advento da lei n. 13.303/2016 e a inaplicabilidade das regras licitatórias nas contratações relacionadas às suas atividades finalísticas
Author(s)/Inventor(s): Campos, Marina Terra Bastos
Advisor: Bonizzato, Luigi
Abstract: O presente trabalho analisa as inovações trazidas pela Lei nº 13.303/2016, o Estatuto das Estatais, em especial a previsão expressa da não incidência das regras licitatórias nas contratações relacionadas ao objeto social das estatais, o que direciona a uma nova modalidade de contratação direta: a inaplicabilidade de licitação. A edição do Estatuto passou a ser prevista na Constituição por meio da redação dada pela Emenda nº 19/1998. Para compreensão do tema, será feita uma abordagem geral acerca das licitações no ordenamento jurídico brasileiro, bem como uma retrospectiva histórica do regramento atinente às licitações das estatais, passando pela primeira, segunda e terceira fase, com destaque para a contribuição do Tribunal de Contas da União na flexibilização das regras licitatórias nas contratações envolvendo suas atividades finalísticas.
Keywords: Empresas estatais
Licitação
Contratação de obras e serviços
Princípio da eficiência
Administração pública
State companies
Bidding
Contracting of works and services
Efficiency principle
Public administration
Subject CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PUBLICO::DIREITO ADMINISTRATIVO
Production unit: Faculdade Nacional de Direito
Publisher: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Issue Date: 2020
Publisher country: Brasil
Language: por
Right access: Acesso Aberto
Citation: CAMPOS, Marina Terra Bastos. Licitação nas estatais: o advento da lei n. 13.303/2016 e a inaplicabilidade das regras licitatórias nas contratações relacionadas às suas atividades finalísticas. 2020. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Direito) – Faculdade Nacional de Direito, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.
Appears in Collections:Direito

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MTBCampos.pdf365.46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.