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dc.contributor.advisorReis, Taiana Evangelista dos-
dc.contributor.authorFerreira, Kamilla Oliveira Silva-
dc.date.accessioned2021-07-15T19:15:11Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:58Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationFERREIRA, Kamilla Oliveira Silva. Análise da abordagem do tema educação ambiental no cotidiano da rede pública escolar do município de Três Rios. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Instituto de Biologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14551-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEscola públicapt_BR
dc.subjectTrês Rios (RJ)pt_BR
dc.subjectEnvironmental educationen
dc.subjectElementary Schoolen
dc.subjectPublic schoolen
dc.titleAnálise da abordagem do tema educação ambiental no cotidiano da rede pública escolar do município de Três Riospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9526922002023626pt_BR
dc.description.resumoA Educação Ambiental transcende as áreas formais trabalhadas na escola, não podendo ser definida como uma área especializada de conhecimento, sendo assim introduzida através dos Parâmetros Curriculares Nacionais como um tema transversal, devido a sua importância. As atividades de Educação Ambiental nas escolas devem visar o desenvolvimento de cidadãos plenos, capazes de decidirem e atuarem de modo ético, consciente e crítico sobre suas ações e sobre as atitudes da sociedade no que diz respeito ao Meio Ambiente. Neste estudo objetivou-se analisar como o tema Educação Ambiental é abordado no contexto escolar público do município de Três Rios (RJ), a fim de se investigar como está inserido e é trabalhado, de acordo com as especificações da Política Nacional de Educação Ambiental e de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais no âmbito de influenciar reflexivamente na vida dos alunos e da comunidade escolar. Por meio de um questionário aplicado em dez escolas do município foi possível conhecer o in loco de como as escolas praticam a Educação Ambiental, e constatar que maioria delas o tema não é desenvolvido por iniciativa própria e/ou focado em atender os requisitos pré-determinados. Ademais o presente trabalho também mostrou exceções significantes, em especial de uma escola que desenvolve um trabalho relevante, bem estruturado e que apresenta constância.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInstituto de Biologiapt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS::ECOLOGIA::ECOLOGIA TEORICApt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
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