Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/11422/14586
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorBaroni, Patrícia-
dc.contributor.authorMartins, Ilana Maria Bittencourt-
dc.date.accessioned2021-07-20T22:17:47Z-
dc.date.available2023-12-21T03:07:59Z-
dc.date.issued2020-11-04-
dc.identifier.citationMARTINS, Ilana Maria Bittencourt. Pedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e as escolas. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11422/14586-
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal do Rio de Janeiropt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCarnavalpt_BR
dc.subjectEscolaspt_BR
dc.subjectCotidiano escolarpt_BR
dc.titlePedagogia do carnaval: as interfaces entre o carnaval e a escolapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2974793513488242pt_BR
dc.contributor.referee1Bicalho, Pedro Paulo Gastalho de-
dc.contributor.referee2Reis, Graça Regina Franco da Silva-
dc.description.resumoEste trabalho investiga a potência das práticas educativas em uma unidade escolar localizada no bairro de Jardim América, Rio de Janeiro. Início a pesquisa apresentando as motivações para a pesquisa, partindo de uma escrita autobiográfica. Em seguida, trago uma breve história do Carnaval, do desfile das escolas de samba no Rio de Janeiro, das escolas de samba mirins e do Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Mirim Corações Unidos do CIEP. Como perspectiva metodológica optei pela pesquisa narrativa (CONNELLY & CLANDININ), pelo uso de imagens como narrativas (ALVES & OLIVEIRA) e pela pesquisa com os cotidianos (ALVES & OLIVEIRA). Entendo as narrativas como fontes de conhecimento que potencializam a pesquisa a partir das experiências e das trocas que são perpassadas nos cotidianos das escolas e no carnaval. Apresento as redes que são tecidas no CIEP Municipalizado Graciliano Ramos com o GRCESM Corações Unidos do CIEP, experimentadas durante as visitas na escola, as conversas com os praticantespensantes da pesquisa, a participação no Baile de carnaval da unidade Escolar, nos ensaios para o desfile e no desfile em si. Entendendo o carnaval como um espaço importante de formação sendo entrelaçado com a cultura, contexto histórico e movimento educador, a pesquisa tem como objetivo geral, tecer outros olhares sobre os processos educativos, partindo das narrativas e dos cotidianos dos espaço-tempo das escolas e do carnaval, elencando as práticas e táticas que são desenvolvidas com a escola. Concluo o texto apresentando a Pedagogia do Carnaval, elencando as reflexões tecidas a partir das muitas práticas educativas vivenciadas durante a pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFRJpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINOpt_BR
dc.embargo.termsabertopt_BR
Appears in Collections:Pedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
IMartins.pdf3.52 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.